Esportes

COPA DO MUNDO 2018

A+ A-

Deslumbre e luxo: conheça os estádios
da Copa no Catar

Deslumbre e luxo: conheça os estádios
da Copa no Catar

DA REDAÇÃO

15/07/2018 - 17h40
Continue lendo...

Para a maioria dos torcedores brasileiros, pensa-se já na próxima, a do Catar 2022, a das controversas brigas diplomáticas com vizinhos, uso de trabalho escravo, condições climáticas desfavoráveis, apoio ao terrorismo, jornalistas presos, que só foi escolhida por conta de uma rede de suborno generalizada.

E mais uma em que os direitos dos LGBTs não estarão garantidos.

Talvez a última dos projetos mirabolantes: berçário de elefantes brancos.

Sob supervisão da FIFA, serão 12 estádios em sete cidades, Al-Daayen, Al-Khor, Al-Rayyan, Al-Shamal, Al-Wakrah, Doha e Umm Slal.

Nove serão construídos, e três renovados.

Nada de parcerias privadas. Serão financiados pela universidade e pelo governo: Qatar Olympic Committee.

Todos com clima controlado, emissão de carbono zero, meios para reduzir a radiação solar e ventos, com ar-condicionado por toda parte, prometem.

Alguns serão desmontáveis. Sem tradição no futebol, planejam depois da Copa desmontar alguns e enviar partes a 22 países em desenvolvimento, dizem.

Custo? Nunca saberemos.

DISTÂNCIA MÍNIMA

Além disso, há uma baita novidade para quem é apaixonado por futebol, porque em Copa do Mundo os deslocamentos entre as cidades normalmente são demorados. E no Catar será completamente diferente.Com uma extensão territorial de apenas 11.571 km² — um pouco maior que Campo Grande e suas cidades vizinhas — e com uma população de 2,7 milhões de habitantes, o país terá praticamente um estádio do lado do outro. Não será necessário pegar avião durante o Mundial. 

Vai dar até para ir a pé de um estádio para o outro. Para dar um exemplo, do Khalifa Stadium ao Qatar Foundation são apenas 4,5 quilômetros. A distância máxima entre uma arena e outra será de 55 quilômetros, em um deslocamento que pode ser feito tranquilamente em menos de uma hora de carro. 

Para os fãs do futebol, vai ser uma experiência única. Será possível ver um jogo da Seleção Brasileira, sair do estádio, e ir para outra arena para quem sabe "secar" a Argentina.


Denúncias de trabalho escravo teriam ocasionado até morte de operários: Catar luta para melhorar sua imagem

HISTÓRICO NEGATIVO

No início, o Catar tinha tudo contra sua pretensão de sediar a Copa do Mundo. Temperaturas que superam os 40 graus nos meses de junho e julho, quando a Copa é realizada, nenhuma tradição na história do futebol e falta de infraestrutura de estádios. Mas os dirigentes do país do Golfo Pérsico, onde o petróleo jorra em abundância, decidiram que tudo isso podia ser superado.

Considerando viável a candidatura julgada há oito anos, a Fifa concordou em mudar a data da competição. Pela primeira vez, a Copa do Mundo será realizada em dezembro, quando as temperaturas extremas são mais clementes no Catar. Além disso, o xeque Mohammed bin Hamad bin Khalifa al-Thani, autoridade responsável pela candidatura do país, prometeu instalar tecnologia de ponta dentro dos estádios para conseguir temperaturas em torno de 20 graus. 

O que o dinheiro não é capaz de fazer num país que tem a maior renda per capita do planeta e uma das maiores reservas de petróleo e gás natural? Anunciada em 2010, a candidatura do Catar – primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo – foi muito criticada no Ocidente. Houve até mesmo uma denúncia de corrupção. Em 27 de maio de 2015, promotores federais suíços abriram investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro para as copas de 2018 e 2022. No final, tanto a Rússia quanto o Catar foram confirmados como países-sede.

O país do Golfo Pérsico tem apenas 1,6 milhão de habitantes, mas o dinheiro do petróleo pôde garantir suas pretensões, ainda que tivesse de começar praticamente do zero a construção das infraestruturas para o evento mundial. Em 2016, um relatório da Anistia Internacional colocou as autoridades do pequeno país árabe na defensiva.

Assim como a Human Rights Watch, a Anistia confirmou o que qualificou de trabalho escravo de imigrantes chegados ao país em busca de postos na construção dos estádios. Mais de cem operários estrangeiros que participavam da construção do Khalifa International Stadium teriam sofrido abusos em seus direitos, segundo um relatório da Anistia publicado em 31 de março de 2016.

A ONG fez uma investigação de um ano e interrogou 234 operários originários sobretudo de Bangladesh, Índia e Nepal. Segundo o relatório, 228 trabalhadores afirmaram que seus salários eram inferiores ao que havia sido acertado antes de chegarem ao país. Eles tiveram de se submeter à nova realidade por terem se endividado em mais de 4 mil dólares para se deslocar até o Golfo.

Outros contaram estar sem receber salário e descreveram os alojamentos como sórdidos: 9 metros quadrados para oito pessoas em camas superpostas. Pior que tudo, a maioria dos trabalhadores teve seus passaportes confiscados, em violação das leis do país. Sete trabalhadores que queriam voltar ao Nepal para ajudar suas famílias por ocasião do terremoto de abril de 2015 ficaram, por isso, impedidos. 

A Anistia Internacional considera essas práticas como trabalho forçado. A ONG acusou a Fifa e seu presidente, o ítalo-suíço Gianni Infantino, de “falta de iniciativa significativa”. Como era de se esperar, o Comitê Supremo do Catar, encarregado de supervisionar a organização da Copa de 2022, denunciou o relatório da Anistia como portador de informações que “projetam uma imagem falsa”. 

Isso não impediu que a imprensa francesa desse grande divulgação ao relatório. No Le Monde Diplomatique, uma reportagem de junho de 2016 tinha um título contundente : “Escravos do século XXI no Catar”. A reportagem, assim como outros documentários da tevê francesa, revelava práticas nada recomendáveis para a reputação do país proprietário do clube francês Paris Saint-Germain e do grand magasin Printemps. Citava, inclusive, muitos casos de mortes por fadiga extrema e por trabalho sob temperaturas elevadas.

Investidores do Catar detêm, ainda, hotéis de luxo em Paris e na Côte d’Azur. O país do Golfo possui várias participações minoritárias em diversas grandes empresas francesas, além de participação acionária no banco inglês Barclays e no Credit Suisse.

Até a Copa de 2022, o rico Catar tem de superar ainda alguns problemas sérios no campo político. Isolado pela associação de países árabes formada por Arábia Saudita, Egito, Bahrein, Iêmen e os Emirados, que há um ano romperam relações diplomáticas com o emirado, o Catar vai ter de provar que não financia organizações terroristas como o Estado Islâmico, a Al-Qaeda e a Irmandade Muçulmana, além de grupos terroristas ligados ao Irã.

Confira os espetaculares estádios da próxima Copa:

Estadual

Dourados bate o Operário e joga pelo empate na final do Sul-mato-grossense

Grande final será disputada na Capital no próximo domingo (21)

14/04/2024 18h00

Partida foi disputada no Douradão neste domingo Vinícius Eduardo

Continue Lendo...

Jogo de ida disputado neste domingo (14), no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, entre Dourados Atlético Clube (DAC) e Operário, terminou em 1 a 0, dando a vantagem para o time da casa que joga por um empate na grande decisão. O segundo jogo pela final do Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece em Campo Grande na próximo domingo (21).

No Douradão, apesar de um primeiro tempo movimentado, onde cerca 4.373 mil pessoas acompanhavam a partida, nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar, fechando a primeira etapa da disputa em 0 a 0. Contudo, o DAC foi quem se destacou, chegando com mais perigo a grande área do adversário

Ainda no 1º tempo, o técnico do Dourados, Rogério Henrique, impulsionou o time que deu trabalho para o goleiro Ellissom, que acumulou mais três defesas para a conta, segurando o ataque do DAC.

Aos 31 minutos do segundo tempo, Dandan, jogador da equipe douradense abriu o placar, quando a bola rebateu na defesa operariana. Aproveitando a chance, o DAC puxou o contra-ataque e encontrou Dandan livre no meio de campo, que bateu na bola em velocidade, driblou o goleiro Ellissom e chutou para o fundo do gol.

Com atuação tímida durante os 45 minutos de bola rolando, apesar de duas chances claras de gol, o Galo não conseguiu marcar. Um dos chutes de maior perigo foi parado pela defesa do time de Dourados que interceptou a jogada em cima da linha.

A partida terminou em 1 a 0 para o Dourados que com o resultado joga pelo empate, e avança para a final após sete anos de jejum. A equipe está em uma sequência de 11 jogos sem perder, a única derrota do DAC na competição foi na fase de grupos contra o Aquidauanense, derrota fora de casa por 1 a 0 no dia 24 de janeiro.

Já o Operário, desta vez terá a chance de disputar o último jogo em Campo Grande, já que na fase de grupos a equipe fez a melhor campanha do Estadual, vencendo seis jogos, empatando um, e terminando a primeira fase invicto.

FINAL

O Galo vai em busca do seu 13º titulo do Sul-mato-grossense, já o DAC pode ser pela primeira vez campeão do Estadual.

Além do título, a conquista do campeonato dá direito a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D e para a Copa Verde de 2025. 

 

futebol

Corinthians não aproveita expulsão e empata com Atlético-MG em jogo morno

O Corinthians volta a campo na quarta-feira (17) para enfrentar o Juventude, às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro

14/04/2024 17h30

DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

O Corinthians não aproveitou a expulsão de Battaglia e apenas empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG neste domingo (14), na Neoquímica Arena, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O time de António Oliveira jogou com um a mais a segunda etapa inteira, mas ainda assim proporcionou um jogo de poucas oportunidades.

O primeiro tempo começou morno, mas terminou pegando fogo. O Galo teve dificuldade de sair jogando e viu um Corinthians marcando bem, preenchendo espaço. Pouco aconteceu até a metade da primeira etapa. Os visitantes engrenaram na etapa final e passaram a explorar melhor o campo de ataque e fazer Cássio trabalhar. Saravia até balançou a rede, mas teve seu gol anulado por impedimento. O jogo ficou pegado após faltas com entradas mais fortes e bate boca. Nos acréscimos, Battaglia foi expulso por receber o segundo amarelo após falta em Yuri Alberto.

Na segunda etapa, o Corinthians retornou assustando Everson com ótima jogada de Wesley. O corintiano deu caneta em Paulinho e arriscou um chute forte que fez o goleiro se deslocar para defender. O Galo se fechou, melhorou o setor defensivo e passou a dar pouco espaço para os rivais, que estiveram com a bola o tempo inteiro, mas não foram efetivos. No fim, Hugo pegou um rebote e arriscou um chute de longe, mas a bola passa à esquerda do gol. Seria um golaço do lateral. No fim, Scarpa foi derrubado quase em cima da linha da área e bateu forte para Cássio fazer uma defesaça.

O Corinthians volta a campo na quarta-feira (17) para enfrentar o Juventude, às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O Galo enfrentará o Criciúma no mesmo dia, às 20h, na Arena MRV, pela segunda rodada do Brasileiro.
Local: Neoquímica Arena, em São Paulo (SP)

Cartões amarelos: Romero, Fagner, Raniele, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo, Maycon, Carlos Miguel (COR) e Battaglia, Jemerson, Hulk, Everson, Saravia, (CAM)
Cartões vermelhos: Battaglia.

GOLS:
CORINTHIANS
Cássio; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Gustavo Henrique (Paulinho) e Hugo; Raniele, Fausto Vera (Maycon) e Rodrigo Garro (Igor Coronado); Wesley, Romero (Pedro Raul) e Yuri Alberto. T.: António Oliveira.

ATLÉTICO-MG
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jamerson e Guilherme Arana; Otario, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Igor Gomes (Igor Rabello); Paulinho e Hulk. T.: Gabriel Milito.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).