Esportes

COPA DO MUNDO 2018

A+ A-

Com contribuição de Tite, CBF abrirá escolinhas para formações de novos talentos

Com contribuição de Tite, CBF abrirá escolinhas para formações de novos talentos

DA REDAÇÃO

16/07/2018 - 20h30
Continue lendo...

A permanência de Tite na seleção brasileira, a ser decidida num prazo de dez dias, terá influência sobre processos que extrapolam o ciclo de quatro anos da Copa do Mundo de 2022. Em seus primeiros anos de trabalho, o treinador se tornou parte fundamental de um projeto coordenado pelo departamento de desenvolvimento técnico e responsabilidade social da CBF. A entidade tem dado os primeiros passos rumo à criação de um sistema de escolinhas de futebol, cuja metodologia foi montada com a participação direta do técnico. As informações são da revista Época.

A primeira unidade foi inaugurada pela confederação no fim do ano passado em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo. Cerca de 200 estudantes da rede municipal, na faixa etária entre seis e 13 anos, estudam e jogam bola no local. O negócio funciona como uma tríade. A CBF é responsável por fornecer a metodologia de treinamento e monitorar o desenvolvimento das crianças. A prefeitura entra com infraestrutura, e o patrocinador privado, World Trade Center (WTC), financia a compra de materiais esportivos e alimentação.

Tite ajudou a formular a metodologia de treinamento dessas crianças – tanto que um dos capítulos de seu manual foi dedicado às filosofias do técnico sobre futebol. Também foram preparados capítulos sobre modelos de jogo defensivos (marcações individual, por zona, mista e por zona pressionante) e ofensivos (ataques posicional, rápido e contra-ataque). A ideia é que as crianças tenham acesso desde cedo a um arcabouço teórico, padronizado, que mais tarde será útil para aquelas que ingressarem no futebol profissional.

"A grande maioria de quem pratica futebol não chega até a alta performance, então este é um projeto com viés socioeducacional. Mas as crianças que tiverem aptidão certamente terão a oportunidade de seguir carreira em algum clube", explica Diogo Cristiano Netto, gerente do departamento responsável pelo projeto, em entrevista concedida a ÉPOCA em Moscou. O dirigente e a reportagem acompanharam evento promovido pela Fifa, intitulado Football for Friendship, às vésperas do início da Copa na Rússia, ao qual países do mundo inteiro mandaram crianças para jogar bola.

A CBF espera inaugurar 12 novas escolinhas no próximo ano. A próxima tende a ser aberta na cidade de Barueri, também no interior de São Paulo, onde a confederação tem conversas adiantadas com prefeitura local e potencial patrocinador. Também existem tratativas para que cinco unidades sejam abertas na região de Foz do Iguaçu, no interior do Paraná. O modelo do negócio é sempre o mesmo. O projeto avança conforme a entidade firma parcerias com prefeituras e patrocinadores para bancar os custos operacionais.

O modelo é diferente daquele usado por referências europeias, como Alemanha e França. Nesses países, as federações investiram na construção de academias próprias de formação de jogadores de futebol. "Estive na Alemanha em 2013 para entender o projeto deles. Tem algumas semelhanças, mas lá as academias reúnem os jogadores e os clubes vão até elas para buscá-los. Não é o foco da CBF. Nosso foco é atender escolas de futebol em parcerias com prefeituras, e os clubes podem ir até elas fazer convites", afirma Netto.

Libertadores

Flamengo supera Boca Juniors e conquista a Libertadores sub-20

Boca Juniors abriu o placar, mas o jogo terminou com virada do flamengo em 2 a 1

17/03/2024 21h00

Lorran comemora o gol da virada do Flamengo na decisão da Libertadores Sub-20 Foto: DANTE FERNANDEZ / AFP

Continue Lendo...

O Flamengo se sagrou campeão da Copa Libertadores sub-20 de 2024 neste domingo (17) ao bater de virada o Boca Juniors por 2 a 1 no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.

Shola e Lorran garantiram a conquista Rubro-Negra, a primeira do clube história da competição. Argentinos abriram o placar logo aos 5 minutos de partida, com Ignacio Rodríguez.

Nigeriano Shola empatou em seguida, e Lorran virou ainda no primeiro tempo. Decisão foi marcada por lances violentos e arbitragem conivente. É o primeiro título do Fla na Libertadores sub-20, e o segundo do Brasil no torneio.

O jogo


O início não foi nada bom para o Flamengo, que viu seu adversário abrir o placar logo aos 5 minutos de partida. Em uma desatenção da defesa rubro-negra, Rodríguez surgiu para desviar um cruzamento da esquerda e vencer Lucas Furtado.

O Fla não se abalou e não demorou a conseguir a igualdade no placar com Shola. Em jogadaça individual, Lorran se livrou da marcação, invadiu a área pela direita e só rolou para o nigeriano empatar.

A virada merecida veio no finalzinho do primeiro tempo, com Lorran. O garoto recebeu bola em velocidade, invadiu a área e chutou na saída do goleiro Torlaschi.

O segundo tempo ficou devendo em gols, mas continuou eletrizante e muito disputado entre os jovens rubro-negros e xeneizes. Em momentos, até passou do ponto com muitas disputas de bola mais ríspidas. Na reta final, coube ao Fla segurar o 'tudo ou nada' dos argentinos e conquistar a primeira Libertadores sub-20 de sua história.

O Rubro-Negro carioca se junta ao São Paulo, único outro brasileiro a conquistar a competição de base: em 2016, os paulistas venceram o Liverpool, do Uruguai.
 

Automobilismo

Felipe Giaffone vence em Campo Grande e lidera Copa Truck

O atual campeão da temporada de 2023, teve que administrar equipamentos para conseguir vencer o forte calor que chegou perto dos 35ºC, com sensação térmica de 39ºC

17/03/2024 15h23

Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O atual campeão da temporada de 2023, Felipe Giaffone (Volkswagen), venceu na abertura da Copa Truck em Campo Grande e disparou na liderança do campeonato. O experiente piloto da equipe R9 Competições conseguiu administrar os equipamentos para vencer o forte calor de 33ºC, com sensação de 39ºC, que castigou os pilotos no Autódromo Internacional Orlando Moura.

A etapa de Campo Grande teve duas corridas. Na primeira prova, Felipe Giaffone venceu na categoria Pro e terminou em 2º lugar na corrida 2.

"Até poderia ter sido melhor, tivemos sorte na prova devido a algumas quebras à nossa frente. Estava absurdamente calor e as quebras deixaram os pilotos mais atentos em relação aos equipamentos e suas estratégias. Foi difícil, mas o importante mesmo é a vitória", relatou Giaffone.

Questionado sobre a qualidade da pista, Giaffone elogiou o traçado e a cidade de Campo Grande, mas criticou bastante a qualidade do asfalto. 

"Ela possui um traçado desafiante, mas precisa ser bem cuidada. O asfalto é muito ruim, mas pode melhorar. Só o fato da categoria vir para cá já é uma vitória, mas precisa trocar esse asfalto e, com certeza, isso atrairá mais categorias, como a Stock Car, para Campo Grande", relatou o atual campeão da temporada de 2023.

Outro piloto que se destacou em Campo Grande foi Adalberto Jardim (Mercedes), da equipe AJ5, que ficou em segundo lugar na corrida 1. Feliz por estar em Campo Grande, ele comemorou o resultado positivo

"É uma das melhores pistas do calendário, mas precisa ser cuidada. O asfalto é bastante abrasivo e desgasta demais nossos pneus. Precisamos voltar mais vezes para Campo Grande e atrair mais categorias para cá", relatou.  

Vencedores das corridas da Copa Truck:

Super Truck Pro 
Corrida 1 - Felipe Giaffone
Corrida 2 - Wellington Cirino

Super Truck Elite
Corrida 1 - Rodrigo Taborda
Corrida 2 - José Augusto Dias

01 0324 0025 Corrida Super Truck   MVMarcelo Victor/ Correio do Estado 


Como funciona a pontuação da Copa Truck? 


A Copa Truck de 2024 possui 34 pilotos e vence o que mais somou pontos em todas as provas do ano. O piloto tem direito de descartar as duas piores pontuações antes da última etapa.  

A pontuação no campeonato da Copa Truck premia os 20 primeiros colocados. O vencedor de cada corrida recebe 25 pontos e os que fizerem a melhor volta na primeira e segunda corrida ganham um ponto.  

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).