Colunistas

CLÁUDIO HUMBERTO

A+ A-

"Em time que está ganhando não se mexe"

"Em time que está ganhando não se mexe"

Continue lendo...

“Em time que está ganhando não se mexe”
Presidente Jair Bolsonaro sobre dividir o Ministério da Justiça e Segurança Pública

 

Imprensa ‘demitiu’ Moro mais de dez vezes em 1 ano 
Sergio Moro é alvo de notícias de demissão desde a posse, num misto de torcida e desinformação. Já em fevereiro, Bebianno caiu por haver trombado com a família Bolsonaro, mas a imprensa imaginou que, “constrangido”, ele pediria para sair. Veio a exoneração de Ilona Szabó, que Moro havia nomeado, por isso, irritado, “estava de saída”. Jornais cravaram depois sua demissão com o Pacote Anticrime, por “colecionar derrotas e recuos”. Moro até disse haver entrado no governo “para ficar e não para sair”, mas foi inútil: a fantasia sempre vencia a realidade. 

Torcida imparável
Para mostrar que era tudo “fake news”, Bolsonaro levou Moro a eventos oficiais, a jogos de futebol etc. Tudo inútil: a torcida continuou. 

Antes de 100 dias
Um dos maiores portais do Brasil garantiu em 21 de março que Moro estava “sem forças”, e acertara sua demissão para os dias seguintes.

Demissão prévia
Colunista de rádio paulista cravou a demissão de Moro, em 13 de maio, por ter sido “indicado ao STF”. Nem foi demitido, nem foi indicado.

Até agora nada
Em agosto e setembro, revistas anunciavam “desgaste” entre Moro e Bolsonaro após operação da PF. Há até livro sobre a relação dos dois.

Reunião de Trump e Azevêdo muda rumo da OMC
No segundo dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou para uma conversa o brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), para uma conversa pendente há algum tempo. O encontro foi tão positivo que logo depois Trump abandonou a atitude hostil e até chamou o chefe da OMC para participar da sua coletiva de imprensa, a última na Suíça antes de retornar aos Estados Unidos. 

Talento negociador
O encontro com Trump mostrou o talento negociador de Azevêdo e marcou uma mudança animadora nas relações dos EUA com a OMC.

Longe disso
No passado Trump chegou até a ameaçar retirar os EUA da OMC. Mas se entendeu com Azevêdo até na discussão sobre a “reforma da OMC”.

Novo encontro
O presidente americano e Azevêdo combinaram uma nova reunião “em breve” para continuar as tratativas iniciadas em Davos.

Estupidez em Davos
O ministro Paulo Guedes pisa na bola: até o porteiro do Ministério da Economia sabe que o aumento do imposto do cigarro nunca reduziu o seu consumo, apenas estimulou o contrabando, o descaminho.

Baleia na parada
O nome do Líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP), cresce como possível candidato à sucessão do atual ocupante do cargo, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Conquistando corações
Regina Duarte tem impressionado positivamente a turma da Secretaria de Cultura. Está empenhada em conhecer tudo, saber dos projetos e programas, e fazer boas escolhas para sua assessoria.

Grosseria na TV
Durante debate na TV, sexta (24), a ex-atriz Carla Camurati, muito afetada, foi grosseira e preconceituosa com o secretário de Cultura do DF, jornalista Bartolomeu Rodrigues. Ao contrário dela, o secretário se revelou superior, educado: “A senhora tem razão, não sou ninguém”.

Que vergonha
Deputados federais já gastaram mais de R$101 mil com ressarcimento de despesas pessoais, só este ano. Estão de férias, mas não deixam de apresentar notas para que o contribuinte pague a conta.

Mentira de 22 anos
Neste domingo completa 22 anos a famosa coletiva de imprensa do então presidente dos EUA, Bill Clinton, onde negou ter tido relações sexuais com a ex-estagiária Monica Lewinsky. Era mentira, claro.

Moro é ‘tendência’
O interesse sobre o ministro Sergio Moro (Justiça), de acordo com o Google Trends, que avalia popularidade de buscas online, atingiu na última semana o terceiro maior nível dos últimos 12 meses: 24/100.

5G está chegando
Já instalada em Brasília, a Huawei esclareceu que não é seu papel decidir sobre o local de implementação da tecnologia do 5G. Essa atribuição é de operadoras e governos.

Pensando bem...
...após a “III Guerra Mundial” iniciada no Irã, 2020 já tem também o “apocalipse” anunciado do coronavírus.

PODER SEM PUDOR

Sinal de poder

Eleito governador de Minas Gerais, Tancredo Neves lembrou que precisava arrumar um cargo importante para um amigo de todas as horas, Feliciano Libânio da Silveira, o Sanico, hoteleiro em Alfenas. Procurou-o: “O que você deseja no meu governo, Sanico?” Ele respondeu: “Só uma coisa, Tancredo: quando você for anunciar o secretariado, sala lotada de jornalistas e de políticos, me chame na frente de todo mundo e cochiche qualquer coisa no meu ouvido...”

Sanico sabia que os sinais podiam ser mais importantes que os cargos.

CLÁUDIO HUMBERTO

"A Câmara está incomodada com algumas interferências do Judiciário"

Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, sobre a votação do caso Chiquinho Brazão

15/04/2024 07h00

Continue Lendo...

Audiências de custódia soltam 40% dos criminosos

Uma grande parte dos criminosos que a polícia consegue pôr na cadeia acaba nas ruas logo na audiência de custódia: cerca de 40% da bandidagem. Neste ano, 39.729 presos dormiram tranquilamente em casa horas após o cometimento do crime que resultou na breve passagem pelo sistema prisional.

A legislação, por imposição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2015, obriga “apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas”.

Números

Até agora, em 2024, 65.119 tiveram prisão preventiva decretada. Outros 389 curtiram prisão domiciliar. Supostamente, porque não há controle.

Raio-X

Entre os estados com maior número de audiências de custódia estão São Paulo, 25,5 mil; Minas, 13,9 mil; e Rio Grande do Sul, 11,9 mil.

Bandidagem celebra

A audiência de custódia é invenção do ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), então presidente do CNJ, que “legislou” sobre o assunto.

Porta rotatória

Agora legislando a sério, o Senado discute alterações que impeçam que as audiências de custódia continuem uma “porta rotatória” da cadeia.

PSDB resiste apoiar Tabata para prefeitura em SP

Crescem no PSDB as dificuldades para apoiar a candidatura de Tabata Amaral (PSB) à prefeitura de São Paulo. Os tucanos paulistas querem aderir, mas a trava está a 3 mil quilômetros de distância: Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra, que é do PSDB, não quer nem ouvir falar em aliança com o PSB de João Campos, prefeito do Recife, candidato contra ela em 2026 e namorado de Tabata. Raquel fez a proeza de enxotar o PSB do Palácio do Campo das Princesas, onde se aboletou por 16 anos.

Desfibrilador

No PSDB, a pressão é para ter José Luiz Datena como cabeça de chapa e puxar votos e recompor a base na Câmara de Municipal paulistana .

Aqui não

No Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, estados governados por tucanos, a convivência PSDB/PSB é harmônica.

Camarão que dorme...

O PSDB até sonhou com cadeira de vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB), mas enrolou e viu Aldo Rebelo, já no MDB, mais perto da vaga.

Sol quadrado

Kim Kataguiri (União-SP) perguntou se Lula estava com saudades da cadeia. O deboche foi resposta ao presidente que disse que se pudesse fazer um decreto seria para proibir a mentira, “quem mentir, vai preso”.

Brasil por baixo

Na avaliação do empresário Elon Musk, no quesito gravidade da censura e grau no qual as próprias leis estão sendo quebradas, o Brasil é o pior caso entre todos os países onde o ‘X’, ex-Twitter, opera.

Espertalhões

Vice-líder do governo e pré-candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro, o deputado Pedro Paulo (PSD) alertou para “jabuti” no projeto que ressuscitou o DPVAT que alteraria, na surdina, o marco fiscal. Acusou o relator, mas não mencionou que é Rubens Pereira Jr. (PT-MA).

Invasão do norte

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) acionou a PF e a Polícia Rodoviária Federal para investigarem a presença de um comboio de caminhões supostamente alemães e holandeses cruzando a Amazônia.

DF luta

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vai dedicar os próximos dias a inaugurar todas as 11 tendas de atendimentos emergenciais específicas para o combate ao surto da dengue.

Comunismo do leste

A Justiça no Vietnã, país governado pelo partido comunista, condenou à morte a empresária bilionária Truong My Lan, dona de empreiteiras, bancos etc., após escândalo de fraude de mais de R$60 bilhões.

Autoflagelo

O ex-deputado Paulo Eduardo Martins (PL-PR) reagiu ao presidente petista Lula, que supostamente deseja decretar cadeia para quem mentir. “Só pode ser saudade”.

Dígito único

A previsão do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) é que Lula (PT) vai deixar o cargo com popularidade inferior à da ex-presidente Dilma. Ela foi impichada do cargo com apenas 10% de aprovação.

Pensando bem...

...surpreende o novo mapa mundi do IBGE não ter como centro o umbigo do presidente.

PODER SEM PUDOR

Sentença de morte

Papel em branco aceita tudo. Em Vajota (CE), o candidato a prefeito Gentil Pires (PSB) convenceu um adversário a ser seu vice prometendo renunciar em dois anos. E entregou a ele um papel em branco com sua assinatura. Eleito, Gentil não cumpriu o trato.

E a vingança foi cruel: a Câmara Municipal recebeu uma carta-renúncia, onde ele confessava bater na mulher, beber muito e não se sentir “em condições morais” para o cargo. Destituído, reconheceu a sua assinatura, mas não a carta.

Moral da história: assinar em branco hoje é a sentença de morte amanhã.

 

Assine o Correio do Estado

GIBA UM

"Pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão"

de ALEXANDRE DE MORAES // ministro do STF, em sua batalha contra o bilionário Elon Musk, da plataforma X

15/04/2024 05h30

Giba Um Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A Ourofino Saúde Animal está acertando a venda de um pacote de 15 milhões de doses da vacina contra febre aftosa para a Argentina. Na outra ponta da operação está o laboratório argentino Tecnovax Biofarmacêutica, que atua também no Brasil. Trata-se de um importante movimento da Ourofino no mercado sul-americano. 

Mais: a empresa  brasileira está se aproveitando do momento de fricção entre os pecuaristas argentinos e os três laboratórios locais que produzem a mesma vacina contra a aftosa, acusados de formação de cartel. Em algumas províncias, o preço do imunizante subiu 400% durante 2023.

Primeira fila eclética

A SPFW que se encerra hoje está em sua 57ª edição. E como já vem acontecendo há alguns anos os diversos desfiles não ficam mais concentrados em um só lugar, são distribuídos nos mais diversos pontos icônicos da cidade paulista.

Para se ter uma ideia a abertura aconteceu no JK Iguatemi com direito a Orquestra Sinfônica Heliópolis  para o desfile da Aluf, e será encerrada com desfile de João Pimenta na cobertura do histórico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo. O evento de moda que existe há quase trinta anos é o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo, atrás somente de Paris, Milão, Nova York e Londres.

E como não poderia deixar de faltar apesar de número bem menos as primeiras filas dos desfiles ficaram recheados de famosos, com direito a presença da primeira-dama Janja (primeira foto), que acompanhou a estreia da marca Reptilia da estilista Heloisa Strobel.

Também estavam presentes entre tantas, a partir da segunda foto, a influenciadora e comediante GKay (agora mais magra), a atriz Danielle Winits, que também desfilou; a blogueira e apresentadora Thaynara OG;  e da atriz Alessandra Negrini.

“Alienígena” e muito esperto

Analistas especializados de plantão estão achando que, em poucos dias, o bilionário, “alienígena” (é como Alexandre de Moraes se refere a ele) e provocador – um tanto sujo – Elon Musk, ganhou um festival de holofotes no Brasil e algumas vitórias.

De cara, conseguiu que Arthur Lira decidisse empurrar o projeto de lei sobre as redes sociais para um grupo de trabalho (ainda será formado) e não irá mais ao plenário. Alegou que o relatório do deputado Orlando Silva estava “fadado a ir a lugar nenhum”.

Um nova lei  para a internet surgirá em supostos 40 dias. Musk provocou tanto Alexandre de Moraes que tratou de incluí-lo pessoalmente como investigado no inquérito dos ataques a democracia.

As grandes plataformas ficaram contentes: continuarão mantendo a internet como “um território sem lei” e o bilionário virou “herói” dos bolsonaristas que propagam fake news e tramaram o golpe de Estado. Ganhou um moção de louvor na Câmara e agora quer conversar com Lula. 

Carta no bolso

Elon Musk ainda tem uma carta no bolso: chama-se Starlink, é o maior provedor de internet por satélite de baixa orbita no planeta. Na região amazônica, a Starlink já deita e rola e o próximo passo será se conectar diretamente aos celulares, sem precisar de equipamento especial.

É controlado por Musk, podendo se imaginar que não cumprirá ordens judiciais em relações ao X. O Judiciário ficaria tentando bloquear o próprio Starlink. Os efeitos colaterais seriam mais que problemáticos. Todo esse quadro é considerado um novo tipo de manipulação. 

Outro talento

Segundo filho do relacionamento entre a rainha do pop Madonna (que se prepara para fazer um mega show na praia de Copacabana em maio) e do cineasta Guy Ritchie, Rocco Ritchie, 23 anos, também está seguindo na carreira artística, mas de outra forma.

Rocco mergulhou nas artes plásticas e fez sua primeira exposição no Miami Design District, onde expôs uma série de pinturas que exploraram a figura humana e foi batizada de Pack a punch, no qual garante que teve inspiração em trabalhos semelhantes dos artistas britânicos Lucian Freud, Paula Rego e Francis Bacon.

E claro que sua mãe foi prestigiar o trabalho ao lado dos filhos David Banda, Mercy James, e as gêmeas Stella e Estere. A ausência da irmã Lourdes Maria e do pai foram sentidas. Entre os muitos convidados estavam a cantora Gloria Estefan e o marido Emílio. 

In –  Arroz integral com queijo gratinado.
Out – Arroz integral com linguiça e abobrinha.

Eu, não!

No programa Roda Viva, o senador Flávio Bolsonaro, foi categórico: “Eu não defendo milícia. Nunca defendi”. Ele já empregou a mãe e a mulher de um dos mais famosos milicianos do Rio e ainda foi à cadeia para condecorá-lo com uma moção de louvor “por dedicação, brilhantismo e galhardia”.

Ele defendia a legalização dos grupos para militares que impõem poder pelo medo. Seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro sempre gostou deles: “Naquela região onde a milicia é paga, não tem violência”.

Mais: dos 129 deputados federais que queriam soltar Chiquinho Brazão, o cordão da impunidade era puxado pelo PL, partido do clã Bolsonaro. 

Em 4 estados

Candidatos do PT às eleições municipais tiveram confirmada a má notícia: a avaliação de Lula caiu tanto que ele deixou de ser um “cabo eleitoral” vencedor. Pesquisa da Quaest em quatro importantes estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás), que somam 41% do eleitorado nacional, mostra que os respectivos governadores são muito bem avaliados, mais que Lula e viraram “os novos eleitores”.

Só os 34,6 milhões de eleitores paulistas são 22,1% do eleitorado nacional. Os governadores são Ratinho Jr. (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). Caiado tem o maior percentual de aprovação: 86%. 

Pérola

“Pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, 
de ALEXANDRE DE MORAES // ministro do STF, em sua batalha contra o bilionário Elon Musk, da plataforma X. 

TIROTEIO

A onda de pedidos de recuperação judicial no campo está provocando novo tiroteio entre agronegócio e o governo Lula. De um lado, os proprietários rurais atiram contra o Ministério da Agricultura e cobram medidas emergenciais de apoio ao setor, como o aumento de subsidio ao crédito rural; de outro, o ministro Carlos Fávaro e seu secretário de Política Agrária, Neri Geller, disparam na direção da Agrosoja, uma das maiores e poderosas entidades representativas do agronegócio.

Os dois atribuem parte da culpa pelo aumento das recuperações à falta de regulamentação para o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais. 

Limpando a área

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, tem deixado um rastro de insatisfação no Ministério Público Federal. Gonet vem realizando uma série de cortes na estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público, responsável pela fiscalização administrativas, financeira e disciplinar do procuradores em todas as instâncias do Ministério Público.

Cortes e mais cortes acontecem em todas as áreas e Gonet diz que é um redesenho do tabuleiro político do MPF, onde todos os caminhos levam a um só nome: Augusto Aras.  Ele não quer deixar lá nenhum dos homens de confiança de Aras, escolhidos em seus dois anos de mandato. 

SAI  E  ENTRA

Depois de filiar o padre Kelmon de olho na prefeitura de São Paulo, o PRTB escolheu seu candidato a coach Pablo Marçal. Ele se filiou ao partido antes do fechamento da janela partidária e o presidente do partido, Leonardo Avalanche (?) diz que sua campanha focalizará no “resgate de valores da política séria”.

Em janeiro o padre Kelmon avisou que seria candidato à Prefeitura de São Paulo e tinha até escolhido um vice, o pastor Manoel Lopes Ferreira Junior. O partido Renovação Democrática, antigo PDT, foi descartada. O padre Kelmon está à deriva com 0,7% de intenções de voto. Pablo Marçal, pouco mais de zero.

Influente

Analistas também acham que Elon Musk é influente sobre as big techs. Demitiu milhares de pessoas logo depois de comprar o Twitter e as big techs acabaram fazendo a mesma coisa. Reduziu investimentos em segurança na plataforma e as mesmas big techs foram atrás.

Agora, ele quer ignorar – e até debochar – ordens judiciais e leis não alinhadas ao que considera liberdade de expressão. Bolsonaro, com quem Musk já esteve no Brasil, é seu admirador como usuário sem nenhum controle de suas redes sociais. Seu próprio, filho Carlos é especialista na área. 

640 VEZES

O contador João Muniz Leite é um dos alvos da operação deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo que aperta o cerco contra o esquema de lavagem de dinheiro para a facção criminosa PCC por meio de empresas de ônibus que atuavam na capital paulista.

Muniz ganhou popularidade por ter trabalhado com Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha. Dados da Polícia Federal relatam que o contador e a mulher, Aleksandra Silveira Adriani, ganharam 640 vezes na Lotofácil, Megasena e Quina. Só Aleksandra, em menos de um ano, entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, ganhou 462 vezes.

MISTURA FINA

  • O MINISTRO das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, está dizendo que quem deveria ser bloqueado ou censurado no X (antigo Twitter) é o presidente Lula. Ele se juntou ao dono da rede social, Elon Musk, para criticar o petista. Segundo ele, o presidente brasileiro “tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, por isso não estou surpreso que esteja tentando censurar os outros”. 
  • A PRIMEIRA-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estão gravando, uma da outra, trechos de seus discursos em diversas cidades do país. Assessoras prestam atenção nas roupas que elas vestem, nos assuntos que quase sempre escolhem e até mesmo em eventuais diferenças de quilos na balança que pode ter da outra. Na balança, Michelle seria a mais magra – e especialmente porque fez regime. Janja está pensando em fazer também. 
  • VETERANOS políticos e até mesmo antigos cabos eleitorais do PT, estão achando que Marta Suplicy, candidata a vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos, está um tanto diferente de outros tempos. A ex-prefeita paulista e ex-ministra vai completar 80 anos, ainda tem grandes redutos de votos na cidade, mas estaria com menos fôlego, embora ainda dona de especiais manobras eleitorais. E segundo alguns, poderia estar enfrentando possíveis problemas de saúde. 
  • A REPENTINA saída do CEO da CVC, Carlos Willenweber, foi detonada por muitos como o empresário Guilherme Paulus, nada muito diferente, da renúncia de Leonel Andrade Neto que deixou o cargo de CEO em maio de 2023. Andrade é um nome mais respeitado dentro e fora da CVC, notadamente junto ao mercado financeiro. Conduziu a empresa até junho de 2023, movimentou R$ 550 milhões. O fundador da CVC não tem cargo, nem no Conselho, nem na gestão executiva. Só que nada passa a não ser por Paulus. 
  • A BLACKROCK voltou a vender um volume expressivo de ações da Qualicorp. A maior gestora de recursos do mundo já havia reduzido sua participação no capital da operadora de saúde. O movimento da BlackRock alimenta rumores sobre a intenção dos norte-americanos em zerar sua posição na companhia. A empresa de investimento é o terceiro maior acionista da Qualicorp, depois da Rede D’Or e Pátria investimentos. Em 2023, a operadora de medicina teve uma queda de 13% de vidas em comparação ao ano anterior. E a receita líquida, menos 10%.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).