Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CLÁUDIO HUMBERTO

Da minha parte não tem qualquer retaliação

3 NOV 19 - 05h:00Coluna Cláudio Humberto, Por Ana Paula Leitão e Teresa Barros

“Da minha parte não tem qualquer retaliação”
Presidente Jair Bolsonaro sobre o novo presidente da Argentina, Alberto Fernández

Piratas já atacaram navio grego a caminho do Brasil
O navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, apontado como o responsável pelo derramamento de petróleo na costa brasileira, foi sequestrado por piratas em 2016. O petroleiro estava a 70 milhas náuticas da costa africana, próximo à Nigéria, quando foi atacado por homens armados que deixaram a tripulação trancada na casa de máquinas da embarcação. O navio havia deixado o campo de petróleo de Agbami, no golfo da Guiné, a caminho do porto de Tramandaí (RS).

Região de piratas
O Golfo da Guiné é uma das áreas com maior atividade de piratas do mundo. Até a Marinha brasileira participa de treinamento na região.

Viagem continuada
Apesar de piratas terem levado objetos de valor da tripulação, a carga do Bouboulina foi preservada. E o navio continuou a viagem ao Brasil.

Vilão poluidor
A Polícia Federal do Brasil identificou o navio Bouboulina como o responsável pelo derramamento de óleo na costa brasileira.

Força-tarefa tecnológica
Satélites norte-americanos, a CIA e a empresa brasiliense de tecnologia Hex foram essenciais na identificação do navio poluidor.

Congresso e STF obrigavam mulheres a usar saia
O caso da juíza que barrou uma advogada usando saia “fora do padrão”, no Fórum de Iguaba Grande (RJ), reacendeu discussões sobre códigos de vestimenta em órgãos públicos. O debate não é novo, e no passado recente o problema era inverso: mulheres eram obrigadas a vestir saias. O Senado e o Supremo Tribunal Federal, por exemplo, aceitaram apenas em 1997 outros trajes para mulheres.

Há apenas 19 anos
Até abril de 2000, as 627 juízas e uma desembargadora de São Paulo foram barradas de entrar nos tribunais do estado se vestissem calças.

ACM na vanguarda
Em fevereiro de 1997, ao assumir a presidência do Senado, o senador baiano Antônio Carlos Magalhães decidiu abolir o “código” na Casa.

‘Braços desnudos’, não
Sepúlveda Pertence, então presidente do STF, seguiu ACM e liberou o calças para mulheres, mas até hoje são proibidos “braços desnudos”.

Globo na CPI das Fake News
O deputado José Medeiros (Pode-MT) apresentou requerimento à CPI das Fake News para convidar à comissão Roberto Irineu Marinho, Ali Kamel, Carlos Henrique Schoeder e William Bonner, todos da Rede Globo, além do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Lamúrias
Reunião da bancada federal de Pernambuco com o ministro Luiz Eduardo Ramos (Governo), há dias, assemelhou-se mais a Muro das Lamentações. A chiadeira foi unânime.

Está explicado
A Associação Brasileira de Energia Solar explica que a instalação de unidade geradora em casa zera a conta e possibilita ganhos de 90% do que era pago. Está explicado o lobby inescrupuloso de distribuidoras na Aneel para taxar e punir quem apostou em geração de energia solar.

Sem eles, impossível
Fontes ligadas às investigações garantem que foi decisiva a boa vontade norte-americana, inédita nas relações com o Brasil, para identificar o navio suspeito de despejar petróleo no mar.

Companheiro Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump concordou em ajudar sem demora a investigar o crime ambiental, colocando satélites militares e até a CIA à disposição das autoridades brasileiras.

Dados confiáveis
Após um certo ceticismo inicial, autoridades marítimas brasileiras passaram a considerar confiáveis as informações fornecidas pelos Estados Unidos, no rastreamento do navio poluidor.

Sem acordo
A fusão entre a Peugeot e a Fiat Chrysler ainda não está concretizada, apesar de todo o alarde. Segundo o próprio anúncio dos dois grupos seus “times” ainda discutem espécie de pré-acordo.

Direito ao voto feminino
Em 3 de novembro de 1930, as mulheres ganhavam o direito ao voto no Brasil. Naquela data, o voto feminino ainda tinha restrições, como a autorização do marido, tornando-se irrestrito apenas em 1934.

Pensando bem...
...cassar mandatos por fazer declarações políticas era justamente o que previa o AI-5.

PODER SEM PUDOR

Sem contestações
Reza a lenda política que, filiado à Arena, Horário Vargas quase se deu mal ao apoiar o candidato do MDB à prefeitura de Ponta Grossa (PR), em 1976. O partido se reuniu para expulsá-lo, mas na hora agá ele nem sequer foi admoestado. “Você tinha muito apoio?” quis saber um repórter, intrigado. Ele respondeu secamente: “38”. O repórter não entendeu: “Votos?” O político esclareceu: “38 cano longo, carga dupla...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CLÁUDIO HUMBERTO

Nós estamos no mesmo patamar de Nova York, de Paris e Madri

CLÁUDIO HUMBERTO

Brasil faz comércio com o mundo tudo

CLÁUDIO HUMBERTO

Seguirei pessoalmente empenhado em reerguer nossa economia

CLÁUDIO HUMBERTO

Estamos conversando com a China

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião