Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

SUS vai distribuir remédio que elimina o risco de contágio por HIV

SUS vai distribuir remédio que elimina o risco de contágio por HIV
15/08/2015 02:00 - circuitomt


O Ministério da Saúde anunciou que pretende incluir o Truvada, nome comercial do remédio de uso contínuo que pode impedir a contaminação do HIV, à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. A ação deve começar no início do ano que vem.

O medicamento quando tomado diariamente pode zerar o risco de contágio do vírus HIV, mesmo no caso de sexo sem camisinha. Para isso, o Truvada bloqueia a possibilidade que o vírus ultrapasse as membranas celulares do organismo, se reproduza e atinja a corrente sanguínea do paciente.

Com o anúncio, o Brasil será o primeiro país a incluir o remédio em sua política pública de saúde. Já aprovado pela Anvisa, o Truvada ainda não foi liberado para a venda. Países como Estados Unidos, Tailândia e Malásia já liberaram o uso e a venda regular do medicamento.

Felpuda


Dois pedidos de desculpas, de autorias diferentes, foram assuntos muito comentados nas redes sociais com críticas ácidas às suas declarações, até porque os envolvidos não só os usaram despropositadamente, como tiveram de voltar a eles para se redimirem. Um deles, inclusive, quase criou uma crise política da-que-las, o que obrigou seu pai, figurinha carimbada, a pular miúdo para colocar panos quentes sobre a questão. Essa gente!...