Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Pode entrar na água depois de comer? pediatras tiram dúvidas das crianças sobre saúde

Pode entrar na água depois de comer? pediatras tiram dúvidas das crianças sobre saúde
13/10/2019 13:00 - BEM ESTAR


O Bem Estar no É de Casa tirou as dúvidas sobre saúde delas: das crianças. Será que os pais têm razão quando falam ‘não pode fazer isso porque faz mal’? Duas pediatras responderam todas as perguntas, a consultora do programa Ana Escobar e Ana Lúcia de Sá, que também é médica do esporte.

Por que a gente não pode comer doce antes do almoço? – Beatriz Gaedicke, 6 anos

São dois motivos contraditórios: o doce pode tirar o apetite e a criança vai comer pouco (ou não comer) ou o doce pode dar um pico glicêmico no organismo e a criança vai comer mais.

Por que não pode nadar depois que come? – Rafaela Pereira Monticeli Carvalho, 8 anos

“Não é só nadar. Você não pode fazer nenhum exercício depois de comer. Depois de comer, o organismo está fazendo a digestão. Se você fizer um exercício, isso vai atrapalhar a digestão, causando mal-estar”, explica Ana Lúcia de Sá.

Dica das pediatras: espere um pouco, 30 minutos, para brincar.

Por que a gente precisa tomar banho todo dia? – Francisco Rosa de Castro, 4 anos

“O corpo da gente tem muitas bactérias. Ao longo do dia, podemos juntar algumas bactérias que podem fazer mal”, alerta Ana Escobar. O banho vai limpar a sujeira da pele e diminuir a proliferação de bactérias.

Por que precisamos escovar os dentes? – Eduardo Rezende Mattei, 4 anos

O raciocínio é o mesmo do banho. A boca é lotada de bactérias que se alimentam dos restos de comida. “Se não escovar, as bactérias se proliferam e causam inflamação na gengiva, mau hálito, tártaro e placas”, completa Ana Escovar.

Pode andar descalça no chão gelado? – Bettina Thomeu Battaglini, 6 anos

“Você não deve andar descalço no chão gelado. O pé gelado é um estímulo direto para a região da garganta”, fala a pediatra. Mas lembre-se: andar descalço é importante para o desenvolvimento dos pés, só evite fazer isso no chão gelado e no frio.

De onde vem o catarro? – Lucas Martins, 12 anos

O catarro é produzido pela mucosa respiratória quando algum microrganismo tenta entrar. Ele é uma forma de proteção do organismo para expulsar o intruso.

Por que a gente sente cãibra? – Clara Leal, 12 anos

“Podem ser três motivos: porque a célula do músculo está desidratada (tem que beber água!), porque está faltando vitaminas e mineiras ou falta de alongamento que deixa o músculo encurtado”, diz Ana Lúcia.

Por que que os bebês nascem chorando? – Marisa Souza Carrano, 6 anos

Quando o bebê nasce, ele tem que dar aquela respirada para encher o pulmão. Quando o bebê chora, o pulmão enche de ar. É uma defesa natural para entrar oxigênio no pulmão e oxigenar o restante do corpo.

 

Felpuda


Vereador de Campo Grande fez pronunciamento com forte teor preconceituoso que obviamente não agradou, principalmente as mulheres. A repercussão negativa foi grande e ele teve de ler cobras e lagartos em seu perfil nas redes sociais. Assim, correu para publicar nota de esclarecimento tentando colocar panos quentes e se comprometendo a, já na próxima sessão, solicitar a retirada de sua fala dos chamados “anais da Casa”. Também, pudera!