Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE PÚBLICA

OMS declara emergência internacional por surto de ebola no Congo

OMS declara emergência internacional por surto de ebola no Congo
17/07/2019 18:00 - AGÊNCIA BRASIL


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (17) que o surto de ebola registrado na República Democrática do Congo configura emergência em saúde pública de interesse internacional. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que é hora de o mundo redobrar os esforços para conter o avanço da doença.

“Precisamos trabalhar juntos em solidariedade ao Congo para dar fim a esse surto e construir um sistema de saúde melhor”, disse. “Um trabalho extraordinário vem sendo feito há quase um ano sob as mais difíceis circunstâncias. Devemos isso a esses profissionais”, completou Ghebreyesus.

A decisão de declarar emergência internacional foi tomada após reunião do Comitê de Emergência de Regulações Internacionais de Saúde da OMS. O grupo analisou fatos recentes do surto na região, incluindo um caso confirmado de ebola em Goma, cidade congolesa de quase 2 milhões de habitantes e que fica na fronteira com Ruanda.

Felpuda


Outrora afinadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro, parlamentar sul-mato-grossense começou a ser escanteado em consequência de uma das crises políticas de grande repercussão. A figura entrou em campo e botou falação sobre o que estava ocorrendo, e isso soou que só como crítica pesada ao governo, que, como não poderia deixar de ser, não gostou nadica de nada. Há quem diga que o dito-cujo é muito levado “pelo sangue”. Então, tá!...