Assine a Newsletter

Estudo

Cerca de 90% das aves marinhas têm plástico no organismo

1 SET 15 - 06h:00g1

A quantidade de lixo no oceano tem colocado em risco as aves marinhas do mundo. Um estudo conduzido por pesquisadores do Imperial College London e da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade da Austrália (CSIRO) concluiu que cerca de 90% das aves marinhas têm plástico em seu organismo atualmente.

Cientistas preveem que que esse percentual chegará a 99% até 2050, segundo a pesquisa publicada nesta segunda-feira (31) na revista cientítica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

As águas do mundo todo estão tomadas pelo plástico e os pássaros, incluindo pinguins e gaivotas, podem confundir as cores brilhantes das garrafas e outros fragmentos com comida. Eles podem adoecer ou até mesmo morrer com a ingestão de uma grande quantidade de plástico.

Os pesquisadores avaliaram a situação de 135 espécies de aves por meio de estudos feitos entre 1962 e 2012. A partir desses dados, fizeram previsões baseadas nos níveis atuais de plástico nos oceanos.

"Fizemos um prognóstico, utilizando uma observação histórica, que 90% das aves marinhas comeram plástico. Essa é uma quantidade enorme e põe em destaque a onipresença da contaminação dos plásticos", afirmou Chris Wilcox, pesquisador-chefe da CSIRO.

Segundo uma pesquisa feita em 1960, menos de 5% das aves marinhas tinham ingerido plástico na época.

Segundo o estudo, desde que a produção comercial de plástico começou nos anos 50, a produção duplica-se a cada 11 anos. Contudo, o impacto completo dos plásticos nos pássaros ainda não é conhecida.

Esse artigo foi útil para você?