Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

LONGEVIDADE

A importância do idoso socializar e ter contato com outras gerações

É muito importante ter atividades diferentes ao longo do dia, segundo especialista

23 JUN 19 - 19h:00BEM ESTAR

Pesquisas mostram que as pessoas longevas que chegaram com melhores condições de saúde física e mental são as que mantiveram uma rede social ativa. Socializar é mais do que ter alguém para conversar, é ter e manter relações afetivas de qualidade durante toda a vida.

É muito importante o idoso socializar e ter amigos. “Essa rede não precisa ser grande, mas precisa ter qualidade. E não deve ser restrita aos familiares”, orienta a gerontóloga e geriatra Yeda Duarte.

Dicas práticas para manter a vida social ativa:

-Receba amigos em casa. “Os nossos amigos podem se modificar, mas é importante manter uma rede de amigos, manter o contato com pessoas”.

-Mantenha as amizades. Retorne e também faça ligações. “Amizades precisam ser cultivadas, alimentadas”. Com a vida atribulada, acabamos deixando as relações pessoais em segundo plano. Contudo, priorizar essas relações é o que faz a diferença no alcance das idades mais avançadas com melhor qualidade de vida.

-Para que a cabeça funcione bem ao longo da vida, também é muito importante ter atividades diferentes ao longo do dia. “Ligue para os amigos, limpe a casa, vá ao supermercado, brinque com seus netos. Faça coisas diferentes todos os dias. Isso faz com que o cérebro continue ativo, funcionando bem”, orienta a geriatra.

-Outras formas de manter o cérebro ativo: experimente criar listas – seja de compras, de atividades ao longo do dia, de aniversários; se jogue nas palavras cruzadas; leia revistas, livros, jornais. “Tudo isso é estímulo para a mente”, completa Yeda.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

PESQUISA

Composto de planta da Mata Atlântica combate leishmaniose e Chagas

SAÚDE

Estudo indica relação entre consumo de bebidas açucaradas e câncer

Mortes por gripe sobem para 38 e ultrapassam total registrado em 2018
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Mortes por gripe ultrapassam total registrado em 2018

BRASIL

Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos

Mais Lidas