Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UM DIA NO PARQUE

Visitantes lotam parques em dia de atividades na Capital

Evento integrado oferece atrações aos visitantes
21/07/2019 13:30 - DANIELLA ARRUDA


 

Centenas de pessoas participam na manhã deste domingo (21) do projeto Um Dia no Parque, evento que está sendo realizado em pelo menos 100 unidades de conservação do país. Em Campo Grande, três parques abrem as portas ao público: o do Prosa e Matas do Segredo, ambos estaduais, e o do Anhanduí, municipal. Também estão previstas atividades no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no interior do Estado.

Somente no Parque Estadual do Prosa, cerca de 70 pessoas participam de trilhas para observação de aves, as passarinhadas, no local. Com 135 hectares, o espaço é uma unidade de conservação desde 2002 e abriga as nascentes dos córregos Joaquim Português e Desbarrancado, que formam o córrego Prosa. Em média, a unidade de conservação recebe de 4 mil a 5 mil visitantes por ano e atualmente está em processo de revisão de seu plano de manejo, podendo ter a capacidade ampliada no futuro. 

De acordo com informações de Flávia Szukala Araújo, analista ambiental do WWF Brasil, que integra a Coalizão Pró-UCs, esta é a primeira vez que Campo Grande participa da iniciativa no País. “A maioria das pessoas não tem ideia de que pode visitar os parques e que essa visitação pode ser feita de forma gratuita. O objetivo é sensibilizar as pessoas e convidá-las a conhecer e vivenciar os parques”, destacou. 

Entre os visitantes desta manhã está a empresária Ana Lúcia Silva Oliveira, 60. Residente em Campo Grande, ela conta que já é uma trilheira (participa de um grupo de trilhas que visita periodicamente diversos pontos naturais da cidade) e esteve no parque outras vezes, mas no dia de hoje a visitante trouxe três netos para fazer a trilha. A caçula, de três anos, vem ao parque pela primeira vez. 

“O mais bonito é que as crianças estão enchendo a guia de perguntas. É muito gratificante. Eu já amo a natureza e meus netos estão aprendendo a gostar. Essa é a primeira trilha de muitas para eles”, comentou.

A experiência de hoje também é única para um grupo bastante especial. Integrantes da Associação de Mulheres com Deficiência de Campo Grande também fizeram uma trilha adaptada pelo parque. Segundo a presidente da instituição, Mirella Ballatore, a visitação contribuirá para a associação fazer uma assessoria em relação à acessibilidade do parque. “Vamos poder apontar onde precisa melhorar e também pretendemos fazer o mesmo em outros parques”, destacou.

Além das trilhas, aulão de yoga e uma prática de dança circular também integraram a programação de visitação especial ao Parque Estadual do Prosa neste domingo. No Parque Estadual Matas do Segredo, entre as atividades programadas, visitantes fizeram percurso de trilha de bicicleta.  

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.