BATE-BOCA

Vereadores discutem por divergência em horários de vacinação

Salineiro diz que horário não foi cumprido
16/04/2019 14:05 - ALINE OLIVEIRA E RENATA VOLPE


 

Durante a sessão desta terça-feira (16), na Câmara Municipal, os vereadores André Salineiro (PSDB) e Enfermeiro Fritz (PSD) discutiram no plenário por divergirem dos horários de atendimento disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades e de saúde da família (UBSF), quanto a campanha de vacinação contra Influenza 2019. 

Na última sessão (10), André Salineiro apresentou uma denúncia recebida da população de que as unidades não estariam cumprindo o horário estendido, prejudicando assim a imunização de crianças, cujos responsáveis trabalham em expediente comercial.

"Recebi o contato de uma servidora municipal que inclusive pediu para sair mais cedo do trabalho e mesmo chegando às 17h40 não conseguiu atendimento", explicou o parlamentar.  Na ocasião, Fritz informou que o atendimento estava normalizado tanto no plantão de sábados, domingos e feriados, quanto no horário estendido que é até 18h45. 

Hoje (16), Salineiro voltou a utilizar a tribuna e disse que visitou alguns postos e a situação declarada foi confirmada. "Só encontrei o atendimento diferenciado no posto Nova Bahia, então digo que o colega mentiu", ressaltou.

Em razão da declaração, os ânimos se alteraram e o vereador Fritz rebateu a fala de Salineiro, afirmando que entregaria um documento recebido da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no qual estava detalhadas as informações sobre horário, endereço e dinâmica de atendimento das unidades de saúde. 

"Vou entregar o documento para todos os vereadores a parte na qual consta o horário de atendimento e solicito retratação do parlamentar, por me chamar de mentiroso", pontuou.

CAMPANHA

De acordo com informações oficiais da Sesau, a campanha de vacinação contra a Influenza 2019 teve início no dia 10 de abril, nas 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). A meta este ano é imunizar 90% do público alvo estimado em 219 mil até 31 de maio.

Conforme a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, o primeiro grupo para o qual as doses estão disponíveis são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A ampliação para os demais grupos acontece no dia 22 de abril.

As salas de vacinação das UBS/UBSF funcionam de acordo com o horário de atendimento da unidade. Portanto, a orientação é que paciente procure a unidade mais próxima da residência e se informe quanto ao expediente.

 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".