Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORUMBÁ

Vereadores aprovam renovação de contrato da prefeitura com a Sanesul

O processo de renovação de concessão acontece em várias etapas

24 ABR 19 - 06h:00LUANA RODRIGUES

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou por unanimidade o projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a renovar contrato de concessão dos serviços de água e esgoto com a Sanesul. A proposta havia sido encaminhada pelo prefeito Marcelo Iunes (PSDB) aos vereadores, e foi debatida entre as autoridades em uma das sessões do Legislativo, no dia 15 de abril.

O processo de renovação de concessão acontece em várias etapas. O plano de investimentos apresentado pela Sanesul é o primeiro passo para o encaminhamento de Lei Autorizativa para aprovação da Câmara Municipal. Em seguida, o município constrói, em conjunto com a empresa, o contrato de programa.

O contrato de programa é um modelo de contrato de gestão associada de serviços públicos, na qual o Estado e o município fazem um convênio e celebram um contrato para a prestação de serviço de saneamento básico, com dispensa de licitação, e do qual a Sanesul é a executora. O mesmo processo de renovação está sendo feito com todos os demais municípios atendidos pela empresa.

INVESTIMENTOS

Todo serviço de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto no município de Corumbá é realizado pela Sanesul. Atualmente, o sistema de abastecimento de água tratada está disponível para 99% da população urbana. O sistema de esgotamento sanitário tem cobertura de 69% da população urbana. 

Segundo Governo do Estado, o município tem uma conta de investimentos (concluídos, em execução e à executar) de R$ 78 milhões de reais (R$ 35 milhões são de recursos próprios da Sanesul), que serão  integralmente aplicados nos  sistemas de água e esgoto.

Atualmente, a empresa realiza a construção de dois reservatórios de 3.5 milhões de litros e 1,5 milhões de litros, aumentando de forma segura e eficiente a capacidade de armazenamento de água da estatal para abastecer a  população do município. Outras duas estações elevatórias também estão sendo finalizadas, junto com novas ligações domiciliares.

Outra obra é a implantação do Centro de Reservação de Produtos Químicos para Estação de Tratamento de Água (ETA), com fornecimento de materiais e equipamentos. No Sistema de Esgotamento Sanitário, as equipes executam 27 km de rede coletora de esgoto e 1.576 novas ligações domiciliares de esgoto em grandes bairros do município.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Consórcio ignora prefeitura, não compra ônibus e nem paga multa
DO MESMO JEITO

Consórcio não quita multa milionária e nem renova frota

Motorista de aplicativo é amarrado e feito refém por mais de dez horas
CAMPO GRANDE

Motorista de aplicativo fica refém de ladrões por 10 horas

Seis são executados e criança fica ferida em ataque de pistoleiros
FRONTEIRA

Pistoleiros executam seis pessoas e criança fica ferida

Previsão de calor e baixa umidade<br> do ar nesta quarta em MS
TEMPO

Previsão de calor e baixa umidade do ar em MS

Mais Lidas