Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GRIPE

Vacinação recomeça com estoques repostos e sem filas

Cenário nos postos e farmácias foi bem diferente em relação às semanas anteriores
07/04/2020 09:36 - Daiany Albuquerque, Ricardo Campos Jr


 

Com estoques repostos, a campanha de vacinação contra gripe recomeçou nesta terça-feira (7) sem filas em Campo Grande. Quem tentou, mas não conseguiu se imunizar nas últimas semanas encontrou um cenário bem diferente nos postos e farmácias que estão ajudando a proteger idosos e profissionais da saúde.

Ida de Souza, 74 anos, chegou a ir três vezes à unidade Dona Neta, no Guanandi, mas voltou para casa sem vacina.

“Já estava quase desistindo”, disse ao Correio do Estado. “Ia no posto, não tinha. Ia na farmácia, também não”.

Depois de voltar para casa sem imunização no início da campanha, o aposentado Nelson Bruno, 74 anos, adotou uma tática diferente para evitar as aglomerações, já que além da gripe ele também está no grupo de risco para a Covid-19. Diariamente ele ligava na unidade e perguntava se as doses haviam chegado e se estavam disponíveis.

“Nos outros anos estava tranquilo. Este ano, que não pode ter tumulto, estava tumultuado. Não adiantou nada aumentar os locais de vacinação”, disse à equipe de reportagem.

 
 

A tranquilidade se repetia também nas farmácias. Carmem Lúcia Rosa, 59 anos, disse que o estabelecimento recebeu do poder público cem doses, metade será aplicada hoje e o restante, amanhã. 

Nas semanas anteriores, segundo ela, muitas pessoas chegavam ao local e as senhas usadas para controlar as aplicações já tinham acabado. Hoje, ninguém voltou para casa sem vacina.

“Das outras vezes foram 200 fichas e sempre ficava gente para trás. Na segunda vez, foram cem e também faltou. Hoje quase não tinha gente esperando. Foi bem mais tranquilo”, disse ao Correio do Estado.

Custódia Aguirre, 77 anos, estava acompanhada do marido, também idoso, na fila para vacina. Eles eram auxiliados pela neta, que ficava na fila para mantê-los distantes da aglomeração. Somente quando chegou a vez deles que adentaram ao estabelecimento. 

“É bom se prevenir. Não estou nem saindo de casa, mas quando saio, saio com máscara. Hoje vim para me vacinar porque é importante”.

 

Felpuda


A tal estratégia de jogar informações nas redes sociais com objetivo de prejudicar adversários está começando a gerar reações. Uma dessas figurinhas vai ter de explicar, na Justiça, o por quê de postagem trazendo suspeitas pesadas contra cabeça coroada, que não gostou nadica de nada de ver o seu nome sendo usado como “bucha de canhão” para fins eleitoreiros. Vem chumbo grosso por aí! E sai debaixo!...