Começou nesta sexta-feira (10), a pavimentação da BR-419, no trecho que liga as regiões norte e oeste de Mato Grosso do Sul. No total, o intervalo tem 224 quilômetros de extensão e margeia a área do Alto Pantanal. O lançamento das obras contou com a presença dos ministros: Carlos Marum, da Casa Civil; Vinicius Lummertz, do Turismo e Valter Casemiro Silveira, dos Transportes.
Segundo informado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em razão do forte apelo ecológico da rodovia, foi necessário contratar uma equipe técnica para trabalhar exclusivamente no processo.
Foram solicitadas, a elaboração de um plano ambiental de construção e de gerenciamento de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, além de programas de proteção da fauna com monitoramento da passagem sobre a pista e eventuais atropelamentos.
PRIMEIRO TRECHO
A licença permite o início dos trabalhos no percurso de 52,5 quilômetros da rodovia, que liga as cidades de Rio Verde e Rio Negro. Esse trecho ainda não compreende o perímetro peri-pantaneiro. Os lotes 2 e 3, cujos projetos executivos ainda estão sendo elaborados, já adentram a região do Alto Pantanal e nesses casos as exigências ambientais podem ser maiores.
“O Imasul tomará todos os cuidados necessários para garantir a continuidade das obras garantindo os mínimos impactos ambientais”, afirmou o diretor-presidente do instituto, Ricardo Eboli. O quarto lote vai levar o asfalto até a cidade de Aquidauana; esse já está licitado e havendo recursos, as obras podem começar pela outra ponta da rodovia.
O primeiro lote da obra foi licitado para a empresa Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda que tem o prazo de dois anos para sua conclusão. O valor total do lote é de R$ 120 milhões, sendo que quase todo recurso já está alocado no Orçamento da União, afirmou o ministro Valter Casemiro.
Ele acredita que as obras desse lote fiquem prontas antes do prazo estipulado, em no máximo um ano e meio, e cita como motivo o fato de a própria empreiteira ser encarregada de elaborar os estudos e projetos necessários. “Isso dá agilidade porque a empresa quer concluir o mais rápido possível, então não há demora na elaboração dos projetos.”
A pavimentação da BR-419 em toda sua extensão tem custo estimado de R$ 600 milhões e quando for concluída, abre-se uma nova rota ligando as cidades da Região Norte (Sonora, Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Rio Negro) às cidades de Aquidauana e Anastácio, e encurta o caminho para Miranda, Corumbá, Ladário, Bonito, Jardim, e toda região Sudoeste.