Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

MAU HÁBITO

Todos os dias, 22 motoristas são flagrados usando celular ao dirigir

Considerando-se todo Estado, são 38 notificações diárias; infração é gravíssima

26 JUN 2017Por DA REDAÇÃO06h:30

Considerados inofensivos e meios de comunicação fácil e rápida, os smartfones podem se transformar em vilões quando usados no trânsito. Uma olhadinha nas redes sociais, uma ligação atendida bem “rapidinho” e então,  num piscar de olhos, o acidente acontece. Em Campo Grande, todos os dias, 22 pessoas são notificadas pela infração de uso de celular enquanto dirige. Em todo 2017, até esta última semana, o número é de 4.054 notificações.

No restante do Estado não é diferente e de janeiro até o dia 22 de junho, 6.986 pessoas foram flagradas na mesma infração. Esse total corresponde a pelo menos 38 casos ao dia em MS. Os números revelam que mesmo com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de novembro do ano passado, quando uso de celular no trânsito passou a ser considerado gravíssimo, não houve tanta redução em sua utilização.

Nos 12 meses de 2016, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram 41 notificações todos os dias, que totalizaram 15.064 casos em um ano. Na Capital ocorreram 8.927 infrações no ano passado, o que corresponde a 24 ao dia. As quantidades não diferem tanto das que estão sendo contabilizadas este ano e de acordo com o gestor de educação e segurança no trânsito do Detran, Ivar Custódio da Silva, o que falta é conscientização.

*Leia a reportagem, de Lúcia Morel, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Leia Também