Cidades

ROUBO DO AVIÃO

A+ A-

Terceiro envolvido, 'Gordo' usou formação para se passar por pecuarista

Técnico em inseminação fingiu interesse em comprar alvo de roubo

RAFAEL RIBEIRO

18/07/2018 - 17h01
Continue lendo...

Técnico em inseminação artifical em animais, morador de Rondonópolis (MT) e articulador da tentativa de roubo da aeronave em fazenda de Aquidauana na manhã desta quarta-feira (18). Esse é o perfil de José Carlos Netto Cabreira, 51 anos, conhecido entre a bandidagem como 'Gordo' e preso pelo Batalhão de Choque (tropa de elite da PM) em um hostel no bairro Universitário, região sul de Campo Grande, no momento em que fingia ser um pecuarista interessado na compra do objeto pelo qual copntratou comparsas para roubar.

É o terceiro integrante da quadrilha rachada nesta quarta. Horas antes de sua prisão, Rosival Fernandes da Cruz, 42, e José Donizeti da Silva, 52, comparsas de Cabreira, morreram ao trocarem tiros com policiais do Choque na fazenda em Aquidauana.

Conforme revelado anteriormente, o setor de inteligência da PM recebeu denúncia de que haveria o roubo de uma aeronave. Haviam três na fazenda. Os policiais ficaram à espera dos suspeitos e, assim que chegaram, houve resistência à voz de prisão. Depois de baleados, Cruz e Silva foram levados a um pronto-socorro da região, mas não resistiram aos ferimentos. Ambos já haviam sido presos anteriormente por crimes como estelionato e furto. Em 2016, a Polícia Civil os deteve por envolvimento com traficantes do Pará.

Aviões em hangar na fazenda de Aquidauana: desejo dos bandidos (Foto: Divulgação/Batalhão de Choque)

Nesse cenário, não é difícil fazer a ligação com 'Gordo'. Conhecido pela atuação criminosa no estado vizinho, onde mora desde os anos 1990, apesar de ter nascido em Dourados, já fora preso em Mato Grosso do Sul em 2004. Foi flagrado pela Polícia Militar Rodoviária em Sidrolândia com objetos roubados. Apresentou documento falso. E no ano seguinte ganhou o direito de responder o processo em liberdade por alegar ter residência fixa e emprego conceituado.

A formação, aliás, é a principal arma de 'Gordo' para se aproximar das vítimas. Pelas inseminações, obtém informações privilegiadas sobre bens e posses de fazendeiros. Foi assim que descobriu os três aviões em Aquidauna. E a possibilidade do dono vender um deles. Então pensou no plano para ter sua própria aeronave à disposição para buscar cocaína na Bolívia e levar para os amigos dos comparsas na Região Norte do Brasil.

De acordo com a PM, 'Gordo' confessou que contratara os dois suspeitos mortos para o crime, sem mencionar valores pagos, apenas que comprou armas para eles. Não confirma, contudo, uma quarta participação, justamente a de um propvável piloto.

Mas a megalomania do plano tinhas falhas, que se mostraram evidentes. De acordo com o Choque, o dono das aeronaves desconfiou do discurso de 'Gordo' ao telefone se passando por potencial comprador e ameaçou avisar um amigo seu policial civil. Pudera, primeiro usou o nome de 'Zé Paulo' e depois chegou a oferecer R$ 500 mil.

Vendo que a potencial vítima não caiu na história inventada, 'Gordo' avisou por telefone os comparsas, que decidiram por conta prórpia seguir com o planejado.

Com documentos e celulares do trio apreendidos, as investigações seguirão para descobrir se há mais ramificações da quadrilha no Estado. O principal objetivo é identificar pilotos possivelmente contratados para tirar o avião da fazenda e que podem ter fugido ao perceberem a presença da polícia.

Outro ponto a ser apurado é se 'Gordo' tem algum tipo de participação em outro roubo recente de aeronave ocorrido em Mato Grosso do Sul, mais precisamente em Coxim, em outubro do ano passado.


Cruz e Silva: presos em 2016 por envolvimento com quadrilha de traficantes do estado do Pará (Foto: Álvaro Rezende)

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).