Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

FENÔMENO

Tempo abre e eclipse da Lua é visto a olho nu em Campo Grande

Lua cheia está parcialmente sombreada pela Terra

16 JUL 19 - 18h:17GLAUCEA VACCARI

No dia em que se comemora 50 anos da chegada do homem a Lua, um eclipse lunar pode ser visto no Mato Grosso do Sul e em todas as regiões do Brasil nesta terça-feira (16). Em Campo Grande, o dia amanheceu nublado, mas o céu abriu durante a tarde e a população pode acompanhar o fenômeno a olho nu.

Eclipse parcial começou às 16h (horário de MS) e deve durar até por volta das 21h. O fenômeno ficou ainda mais bonito devido a Lua entrar hoje na fase cheia.

Ao contrário do que acontece no eclipse solar, o lunar poder ser observado a olho nu, sem perigo à saúde. Apesar de não ser necessário o uso de telescópio, ele é recomendado para quem deseja visualizar melhor o fenômeno.

ECLIPSE

Um eclipse lunar ocorre quando o sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Lua penetra no cone de sombra produzido pela Terra, ou seja, a Lua fica bem atrás da Terra, que bloqueia a luz solar que normalmente a ilumina. No caso do eclipse parcial, que é o caso de hoje, a lua não é inteiramente encoberta e não fica totalmente às escuras.

O próximo eclipse lunar ocorrerá em 10 de janeiro de 2020, mas será apenas penumbral, ou seja, a Lua penetrará a penumbra (a parte mais externa do cone de sombra formada pela Terra), tornando o fenômeno quase imperceptível.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Homem é preso por compartilhar cenas de abuso sexual infantil

HABITAÇÃO

Governo diz que 177 mil moradias já foram contratadas este ano no País

Incêndio assusta no Parque dos Poderes
CAMPO GRANDE

Incêndio assusta no Parque dos Poderes

Grupo protesta contra queimadas na Amazônia na Afonso Pena
NA AFONSO PENA

Grupo protesta contra queimadas na Amazônia

Mais Lidas