Cidades

tempo

A+ A-

Sob alerta de tempestade, começa a chover em Campo Grande

Segundo o Inmet, deve chover o dia todo, com trovoadas e vento forte

RENAN NUCCI

20/09/2018 - 11h23
Continue lendo...

Sob alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), começou a chover na manhã desta quinta-feira em Campo Grande. A previsão é de chuva intensa o dia todo com trovoadas e ventos entre 60 Km/h e 100 Kh/m. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Ainda conforme o Inmet, diante destas condições, não é descartada possibilidade de granizo.

Ao todo, o alerta de tempestade engloba 32 cidades do estado, que são: Alcinópolis; Aparecida Do Taboado; Aquidauana; Bandeirantes; Brasilândia; Camapuã; Campo Grande; Cassilândia; Chapadão Do Sul; Corguinho; Corumbá; Costa Rica; Coxim; Figueirão; Inocência; Jaraguari; Ladário; Miranda; Paranaíba; Paraíso Das Águas; Pedro Gomes; Ribas Do Rio Pardo; Rio Negro; Rio Verde De Mato Grosso; Rochedo; Santa Rita Do Pardo; Selvíria; Sonora; São Gabriel Do Oeste; Terenos; Três Lagoas; Água Clara.

O Inmet alerta ainda que em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Também é importante obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

MAIS CHUVA

A chegada de uma área de instabilidade trouxe temporais com ventos que passaram dos 80 km/h em alguns municípios de Mato Grosso do Sul nessa madrugada. As regiões sul, sudoeste e parte da central foram as mais afetadas. Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, as cidades de Amambai, Angélica e Bela Vista tiveram registros de vento chegando a 56 km/h.

Em Iguatemi, a chuva atingiu 22,5 milímetros e as rajadas de vento chegaram a 81 km/h durante essa noite. Ainda no sul do Estado, nas cidades de Laguna Carapã e Ponta Porã, os registros de chuva foram baixos, não passando dos 5 milímetros, mas os ventos seguiram fortes, com registros de 45 km/h. Em Sete Quedas foi registrado 20 milímetros de chuva e rajadas de 64 km/h.

Com informações de Leandro Abreu
 

Cotidiano

Com 300 doses disponíveis, vacinação contra dengue deve acabar nesta semana

Aproximadamente 130 doses estão sendo aplicadas por dia; segundo a expectativa da pasta é que a vacinação se encerre até o final desta semana.

23/04/2024 18h15

Gerson Oliveira/

Continue Lendo...

As vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e que estão disponíveis pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até o final desta semana. A expectativa da pasta é que nenhuma dose deve ser descartada em Campo Grande. 

De acordo com a secretária, cerca de 130 doses estão sendo aplicadas por dia nos postos de saúde da cidade. Por causa disso, a expectativa é que todas as doses que estão perto do vencimento sejam aplicadas até sexta-feira (26).

A baixa procura do imunizante em Mato Grosso do Sul levou o Ministério da Saúde a informar aos municípios para ampliar a idade de vacinação. Segundo a pasta, pediu para todas as cidades priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda de doses que estão perto do vencimento, cabendo a cada município definir a estratégia de aplicação.  As doses que estão sendo utilizadas vencem no dia 30 de abril. 
 
Segundo a Sesau, em Campo Grande tem cerca de 300 doses estão espalhadas pelos postos de saúde da Capital. 

 

Assine o Correio do Estado.


 

GOL-JUSTIÇA

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Um cachorro de 4 anos morreu durante uma falha no transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol, nesta segunda-feira (22)

23/04/2024 17h45

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido Divulgação Rede Social

Continue Lendo...

Joca, um cão da raça Golden Retriever, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas foi parar em Fortaleza. Após a constatação do erro no destino do animal, ele retornou a Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto em São Paulo.

Família acusa a Gol de negligência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do animal, diz que a empresa não chamou nenhum veterinário para avaliar o cão. A família também diz que Joca teria sido deixado dentro do canil, na pista, sob o sol.

"Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos", disse Marcia Martin.

Tutor desabafou e disse que cão foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu João em postagem no Instagram.

"FALHA OPERACIONAL", DIZ GOL

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido. A empresa também afirmou que o cão recebeu cuidados, mas, "infelizmente, logo após o pouso do voo em Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal".

Gol também disse que instaurou sindicância interna para apurar o ocorrido. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação".

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA GOL

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).