Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA

Smartphones ajudarão agentes de
saúde no combate ao Aedes aegypti

A ação faz parte de um projeto implantado no município

8 SET 17 - 19h:16MARIANE CHIANEZI, COM ASSESSORIA

Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul entrou 16 smartphones à Prefeitura de Bonito para integrar trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti. Aparelhos ajudarão a levantar informações sobre os focos e criadouros do mosquitos no local monitorado.

A ação faz parte de um projeto implantado no município em janeiro do ano passado, que utiliza sistema de informação contra a disseminação no mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias, que é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS, vem instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Desde 2015, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets contendo o programa chamado Endemias 1.0, primeira versão do aplicativo. A partir de então, foram realizadas atualizações com base na realidade dos municípios e nas dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.

Na versão 2.0 a funcionalidade apresentou funções como: Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias; Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; Registrar com fotos os pontos críticos e depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito.

Além disso, aplicativo mapeia os imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya e outras várias opções de ícones de funções que o Programa oferece.

Com a operação no município de Bonito, Governo busca ampliar as atualizações para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Consórcio oferece reajuste de 2,55%, mas decisão fica para amanhã com representante da prefeitura
TRANSPORTE COLETIVO

Consórcio oferece reajuste de 2,55%, mas decisão fica para terça-feira

Pediatra deverá devolver R$ 77,5 mil que recebeu sem cumprir plantões
FRAUDE

Pediatra deverá devolver
R$ 77,5 mil que recebeu sem cumprir plantões

Elevadores falham no Regional e SES fará auditoria para descobrir responsável
VEJA O VÍDEO

Elevadores falham no Regional e SES fará auditoria para descobrir responsável

Criança adotada em MS é torturada pelos pais no Paraná
ESTADO GRAVE

Criança adotada em MS
é torturada pelos pais
no Paraná

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião