Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

OPERAÇÃO PESTICIDA

Servidores envolvidos em fraude do Fome Zero são alvos de operação

Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão e nove ordens de afastamento de servidores públicos

9 OUT 19 - 08h:52GLAUCEA VACCARI

Operação Pesticida, da Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União, cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Campo Grande e três cidades do interior, além de nove ordens de afastamentos de funções de servidores públicos suspeitos de participação em esquema de fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), oriundo o programa Fome Zero, do Governo Federal.

Investigações apontaram que o esquema fraudulento ocorreu entre 2011 e 2016 e teve envolvimento e conivência de representantes de cooperativas e associações sediadas nos municípios de Terenos, Bodoquena, Caracol e Jardim; de servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e representantes municipais do PAA em Corumbá.

Entre as fraudes constatadas estão casos de cadastramentos no programa em nomes de produtores que desconheciam o fato ou lastreados em propriedades rurais que não tinham capacidade produtiva, simulação na entrega de produtos às associações e cooperativas e delas para as entidades destinatárias dos alimentos, obtendo da Conab a liberação de valores correspondentes à aquisição de produtos não entregues.

Programa de Aquisição de Alimentos da Ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea é um instrumento de políticas públicas de garantia de renda e de apoio à comercialização de alimentos produzidos pelos agricultores familiares, assentados e povos e comunidades tradicionais. Ele oportuniza a compra dos produtos agrícilas produzidos por este grupo com destinação a entidades de assistência, como creches e igrejas, entre outros.

Os cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em Campo Grande, Corumbá, Terenos, Bodoquena e Caracol, além da realização de oitivas simultâneas de seis testemunhas e o cumprimento das nove ordens de afastamento de servidores da Conab e do PAA em Corumbá.

Não há mandados de prisão a serem cumpridos e cerca de 70 policiais participam da operação. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Prevenção contra incêndio é cinco vezes mais cara em MS
EXIGÊNCIAS

Prevenção contra incêndio
é cinco vezes mais cara em MS

Semana começa com previsão de chuva para MS
TEMPO

Semana começa com previsão de chuva para MS

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo
LUTO

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo

Gado é abandonado sem pastagem e rebanho pode ser sacrificado
CRIME AMBIENTAL

Rebanho é abandonado sem pasto e pode ser sacrificado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião