Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

BRASIL

Senado aprova MP que facilita venda de bens apreendidos do tráfico

9 OUT 19 - 19h:33DA REDAÇÃO

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) projeto que facilita a venda de bens apreendidos de traficantes. A matéria vai agora à sanção presidencial.

Proposto pelo governo federal em junho como medida provisória (MP 885/19), o texto agiliza o repasse, a estados e ao Distrito Federal, de recursos decorrentes da venda de bens apreendidos relacionados ao tráfico de drogas. A MP dá à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) o poder de leiloar esses bens antes do término do processo criminal.

A expectativa do governo é facilitar a transformação dos produtos apreendidos em recursos financeiros para custear ações de repressão policial, compra de equipamento, campanhas contra o uso de drogas e atendimento a dependentes químicos, entre outras ações.

Aprovado na Câmara no início deste mês, o texto estabelece que o juiz ordenará às secretarias de Fazenda e aos órgãos de registro e controle de aeronaves, embarcações e veículos a realização de averbações necessárias para livrar o bem a ser leiloado de qualquer gravame.

Segundo o Ministério da Justiça, existem atualmente no país 30 mil bens que estão à disposição da União aguardando destinação depois de terem sido apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. Há um número ainda maior de bens que foram aprendidos e aguardam o término do processo criminal para serem destinados aos leilões. A pasta estima que esse número chegue a 50 mil.

Ao discutir a matéria, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) elogiou a inciativa. Ela lembrou que o narcotráfico é a principal causa da violência no Brasil. Para ela, o erro dos formuladores de políticas de segurança pública é priorizar as consequências em detrimento das causas da violência. 

Ela lembrou que o Mato Grosso do Sul é corredor de passagem para o tráfico de drogas. “Na verdade, MS é vítima, porque por onde a droga passa, ela deixa um rastro de dor, assassinatos de jovens, mães e pais sofrendo pela perda dos filhos para o mundo das drogas”.

Ela explicou que a medida acelera a destinação de bens apreendidos do tráfico de drogas para que esses bens possam ser usados pelas polícias dos Estados e do DF. 

“A MP pode ser um ponto de inflexão para que a partir de agora nós estejamos mais com foco na causa do que na consequência da violência”, disse, ao defender o direito de de ir e vir em paz do cidadão, o direito à vida e à segurança.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Para evitar transferência, Name alega precisar de ajuda em tudo
DESESPERO

Para evitar transferência, Name alega precisar de ajuda em tudo

Prevenção contra incêndio é cinco vezes mais cara em MS
EXIGÊNCIAS

Prevenção contra incêndio
é cinco vezes mais cara em MS

Semana começa com previsão de chuva para MS
TEMPO

Semana começa com previsão de chuva para MS

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo
LUTO

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião