Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FOGO

Se chuva continuar, operação de combate a incêndios no Pantanal pode ser encerrada

Próximas 48 horas serão decisivas: equipes acompanham surgimento de novos focos
08/11/2019 11:47 - RICARDO CAMPOS JR.


 

As próximas 48 horas serão decisivas para a operação de combate aos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Se a chuva continuar caindo na região e novos focos de queimadas não surgirem durante esse período de vigilância, os trabalhos poderão ser encerrados e as equipes voltarão para casa.

O tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, disse que a precipitação acabou com todas as chamas que ainda ardiam na região. “Aumentando a umidade da vegetação, o local ficará em segurança”, afirmou.

Ele confirmou também a morte da jaguatirica resgatada debilitada em uma área atingida pelo fogo. “Nossa viatura estava transportando o animal silvestre da fazenda São Paulino para a base da Polícia Militar Ambiental de Rio Negro. Havia muita chuva no local quando a viatura chegou na base. Ela não resistiu”, contou o bombeiro.

QUEIMADAS

Corumbá permanece em primeiro lugar no ranking nacional de queimadas de todo o Brasil, acumulando 5.969 focos este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em três dias, os casos totais aumentaram 5% – no domingo (3) eram 5.698 registros este ano.

Porém, desde terça-feira (5), chove na região e os dados mostram uma queda nos focos ativos, que estavam em 70 e passaram para 20 na quarta-feira (6). Porto Murtinho é o 10ºC em focos acumulados, com 1.451.

A queimada já atingiu e dizimou 156 mil hectares de vegetação nativa do Pantanal. O tempo continua chuvoso pelo menos até domingo, conforme o meteorologista Natálio Abrahão. A previsão geral é de que em novembro seja restabelecido o ciclo de chuvas do Estado, cujo início está atrasado há mais de 20 dias.

Segundo informações do governo de Mato Grosso do Sul, a Operação Pantanal 2, coordenada pelo Corpo de Bombeiros do Estado, conta com um contingente de 170 homens e cinco aeronaves. O efetivo foi reforçado ontem com a chegada de 38 bombeiros da repartição do Distrito Federal.

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.