Cidades

REVIVA CAMPO GRANDE

Rua 14 de Julho traz conceito de "via calma"; entenda as mudanças

Revitalização deixa a estrutura pronta para as próximas etapas

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A revitalização da Rua 14 de julho levou 18 meses para ser concluída, e custou R$ 60 milhões. A transformação na principal via comercial de Campo Grande é visível, e boa parte dela vem do rebaixamento da fiação. O emaranhado de 11 quilômetros de fios e 139 postes deu lugar uma complexa e moderna rede subterrânea, e deixou a paisagem mais limpa, realçando as calçadas - que estão maiores - e as flores e árvores que, pasmem, não existiam na via. 

Primeira etapa do programa Reviva Centro, a revitalização da Rua 14 de Julho deixa a estrutura pronta para as etapas que virão. “Todo a rede subterrânea servirá como matriz e está pronta para ampliações futuras e para conectar-se com outras vias”, explicou a chefe do escritório de projetos da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin. 

O projeto de revitalização Rua 14 de Julho teve como modelo intervenções similares, também financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em outros países, e baseia-se em três eixos centrais: o embutimento da rede, priorização ao pedestre e projetos de habitação para reocupar a região. Destes, somente o último ainda não teve início. 

EMBUTIMENTO

O embutimento da rede elétrica, telefônica e de fibra ótica é a graande matriz do projeto de revitalização da Rua 14 de Julho, e custou em torno de R$ 19,6 milhões, valor que corresponde a 40% do custo inicial da obra (anterior ao aditivo) de R$ 49 milhões. 

Basicamente, os 11 mil metros de cabos que existiam pendurados nos 139 postes distribuídos ao longo de 1,4 quilômetros de via, foram substituídos por uma rede moderna, instalada no subsolo. Esta nova rede também tem 11 mil metros de cabos, porém, com dutos e equipamentos mais modernos. 

Os novos transformadores da Rua 14 de Julho, por exemplo, dsão capazes de atender ruas transversais, e estão prontos para futuras expansões. 

PAISAGISMO

Parte da obra mais cara e mais complexa, o embutimento integra o principal objetivo da nova 14 de Julho: mudar a paisagem da região. Com o céu livre e as fachadas realçadas, também há espaço para o cidadão descansar nas 36 ilhas de descanso instaladas ao longo da via revitalizada. Os bancos, as novas árvores e as flores, reforçam o conceito de rua calma projetado para o local. 

Vale lembrar que antes da obra de revitalização, não havia árvore alguma na extensão da Rua 14 de Julho, nem tampouco flores. Agora, as plantas são todas típicas do cerrado. Quem caminhar pela Rua 14 de Julho poderá apreciar árvores como os ipês branco, amarelo e rosa, pau-mulato, jaracarandá-mimoso e até mesmo a famosa erva-mate. As pequenas flores, visíveis em alguns canteiros, como a beira do relógio no cruzamento da Avenida Afonso Pena, também são típicas do cerrado.

“Elas começaram a ser cultivadas há 1 ano e meio, quando a obra começou, e agora foram introduzidas ao longo da via”, informou Catiana Sabadin. Segundo ela, as plantas também proporcionarão um conforto térmico a quem caminha pela Rua 14 de Julho. 

ACESSIBILIDADE

No conceito de rua calma estabelecido no projeto de revitalização da via, a Rua 14 de Julho recebeu, ao longo de toda sua extensão no quadrilátero central, calçadas mais baixas, totalmente alinhadas, e acessíveis para deficientes físicos e visuais. Os blocos da calçada, do tipo fulget, também foram projetados para tornar a caminhada mais confortável. 

Em todos os cruzamentos há guias rebaixadas para cadeirantes, e mesmo não sendo mais obrigatório, todas as calçadas contam com piso tátil para a orientação de pessoas com deficiência visual. 

As novidades na acessibilidade levaram a prefeitura a modificar o projeto para impedir que motoristas invadissem as calçadas com seus carros e motocicletas. Pequenos blocos de concreto foram colocados nos divisores entre estacionamentos e calçada, e pesquenas estacas metálicos instalados nos cruzamentos. 

TRÂNSITO

Se o projeto prioriza quem anda à pé na via, é de se supor que os carros que usavam a Rua 14 de Julho como via de passagem, definitivamente deverão de procurar outras ruas. As ruas Padre João Crippa e Rui Barbosa, e 13 de Maio e Avenida Calógeras são as novas opções. 

O objetivo é que quem for de carro à 14 de Julho, tenha a via como seu destino final. “As pessoas, em muitas ocasiões, caminham quilômetros nos shoppings e não percebem. Com o novo projeto, isso também poderá ocorrer na Rua 14 de Julho”, explica Catiana Sabadin. 

As mudanças no trânsito já começaram. Na semana passada, a conversão à esquerda na via para quem transita de carro pela Avenida Afonso Pena foi proibida. O mesmo poderá ocorrer futuramente em outras vias de mão dupla, como Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso. 

A lei de uso e ocupação do solo também já está sendo revista para adaptar-se à no Rua 14 de Julho. Os horários de carga e descarga de mercadorias serão fiscalizado com mais rigor e, futuramente, passarão por transformação. Só poderão circular na via (nos horários permitidos) caminhões pequenos com dois eixos e, no máximo, 12 toneladas.   

TECNOLOGIA

A nova Rua 14 de Julho conta com uma rede de fibra óptica em toda sua extensão. Ela será a responsável pela internet wi-fi gratuita e garantirá os dados necessários para o sistema de vigilância, que contará com câmeras de reconhecimento facial. 

Conforme o município, cada celular terá disponível conexões de até 1 mega quando conectados. A rede será exclusivamente para pedestres, e não é adequada para o uso empresarial. 

Para garantir a cobertura foram instalados 39 roteadores e repetidores de sinal (média de três por quadra) em toda a via. 

SEGURANÇA

Além das luzes de led, que já estão instaldas em toda a via. A Guarda Municipal terá, futuramente, um posto de fiscalização na Praça Ari Coelho, que atenderá toda a extensão da nova Rua 14 de Julho. 

A prefeitura também pretende promover a ocupação do local no período noturno. Para isso, o novo  Plano Diretor já permite a instalação de universidades e bares e restaurantes naquela região, funcionando em horário estendido. (Eduardo Miranda)

3º dia de greve

Motoristas ignoram multa de R$ 200 mil e Campo Grande segue sem ônibus

TRT determinou que ônibus funcionem com 70% da frota em horários de pico e 50% em horários normais, mas os motoristas não aceitaram

17/12/2025 07h10

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus MARCELO VICTOR

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Campo Grande amanheceu sem ônibus pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (17).

Mais uma vez, os terminais Morenão, Julio de Castilho, Bandeirantes, Nova Bahia, Moreninhas, Aero Rancho, Guaicurus, General Osório e Hércules Maymone amanheceram fechados sem nenhuma "alma viva".

Os pontos estão vazios. Em contrapartida, as garagens estão lotadas de ônibus estacionados.

Com isso, os usuários precisam recorrer a outras alternativas para chegar ao trabalho: bicicleta, a pé, carona, transporte por aplicativo, táxi ou mototáxi. A greve foi alertada antecipadamente, estava prevista e não pegou passageiros de surpresa.

Os motoristas reivindicam pelo pagamento do mês, que foi pago 50%:

  • Pagamento do 5º dia útil – venceu em 5 de dezembro
  • Pagamento da segunda parcela do 13º salário – vai vencer em 20 de dezembro
  • Pagamento do vale (adiantamento) – vai vencer em 20 de dezembro

O Consórcio Guaicurus alega que está em crise financeira e que não tem dinheiro para pagar a folha salarial, 13º salário e custos operacionais básicos (combustível, manutenção da frota e encargos). 

De acordo com o Consórcio, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) deve R$ 39 milhões à empresa desde 2022 e que os salários dos motoristas só serão pagos caso o poder público repasse o valor.

“O atraso e o pagamento parcial não decorrem de má gestão, mas sim da inadimplência reiterada do Município de Campo Grande/MS no repasse do subsídio financeiro contratualmente instituído no quarto termo aditivo previsto. O valor devido pelo Poder Concedente, apenas no período compreendido desde 2022, quando foi designada a tarifa técnica no quarto termo aditivo do contrato de concessão, já soma um subsídio superior a R$ 39 milhões ainda não repassados ao Consórcio. A dificuldade financeira é uma consequência direta da quebra do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pelo Poder Concedente. O pagamento da complementação do salário de novembro, do adiantamento de dezembro de 2025 (vencível em 20/12/2025) e da segunda parcela do 13º salário está condicionado à regularização desses repasses públicos”, explicou o Consórcio Guaicurus por meio de nota enviada à imprensa.

Mas, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) rebateu o Consórcio e disse que os pagamentos estão em dia. A prefeita, Adriane Lopes (PP), afirmou que a greve é "abusiva" e "ilegal", pois todos os repasses financeiros foram feitos.

"Além das gratuidades, o Município aporta também o vale-transporte dos nossos servidores, que são adquiridos e utilizados pelos servidores do município e, rigorosamente está em dia esse repasse. As questões judiciais serão discutidas na justiça, dentro da legalidade e da realidade, tanto do Consórcio como do Município. O dinheiro que é a responsabilidade do Município foi pago e, se o Município está rigorosamente em dia, a empresa também teria que estar rigorosamente em dia com os pagamentos dos seus funcionários", disse a prefeita, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (16).

"Todas as verbas que são contratuais, que tem relação do Município com o Consórcio Guaicurus foram feitos os repasses, ou seja, a subvenção de R$ 19 milhões, pagamento de vale-transporte de R$ 16 milhões, o Governo do Estado transferiu R$ 7 milhões, ele fez um acordo de R$ 13 milhões neste ano e R$ 4 milhões ficou para o ano que vem, acordado com o consórcio, então todas as verbas que implicam o Poder Público foram transferidas", disse o secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha.

DECISÃO JUDICIAL

O desembargador federal do trabalho, César Palumbo, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) determinou, durante audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), que:

  • 70% da frota funcione entre 6h e 8h30min (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 8h30min e 17h
  • 70% da frota funcione entre 17h e 20h (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 20h e 00h

Mas, os motoristas não acataram a ordem judicial mais uma vez e seguem paralisados. Com isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande leva multa diária de R$ 200 mil. A multa subiu de R$ 20 mil para R$ 100 mil na terça-feira (16) e de R$ 100 mil para R$ 200 mil na quarta-feira (17).

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã [17 de dezembro] o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal", pediu o desembargador aos motoristas, que recusaram.

Presidente do sindicato, Demétrio Freitasfoi a favor da retomada do mínimo exigido em lei, mas foi voto geral dos motoristas venceu.

“A população está sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber. Todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos”, disse.

3º DIA DE GREVE

Campo Grande está sem ônibus há três dias consecutivos.

Esta é a segunda vez no ano em que a Capital fica sem transporte. Em 22 de outubro de 2025, Campo Grande amanheceu sem ônibus, com terminais fechados e pontos vazios. Os motoristas do transporte coletivo paralisaram atividades por duas horas, das 4h30min às 6h30min, o que refletiu em atrasos o dia todo. O fato pegou usuários de surpresa, que acordaram para ir trabalhar e não tinham meio de locomoção.

Esta é a maior greve dos últimos 31 anos em Campo Grande. Em outubro 1994, na gestão do ex-prefeito Juvêncio César, o transporte coletivo paralisou por dois dias e meio. Os ônibus tomaram as ruas do centro e interditaram o trânsito. Na ocasião, motoristas murcharam os pneus dos ônibus em forma de protesto.

A greve afeta 100 mil usuários, que usam o transporte coletivo diariamente para ir e voltar do trabalho.

PARALISAÇÃO DOS ÔNIBUS

Audiência termina sem conciliação e greve dos ônibus continua em Campo Grande

Motoristas ficaram indignados com a decisão judicial, a qual determina que 70% da frota volte a funcionar em horários de pico.

16/12/2025 19h22

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Motoristas do transporte coletivo urbano de Campo Grande lotaram o plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, na tarde desta terça-feira (16), para acompanhar a audiência que debateu sobre a greve que paralisou os ônibus desde segunda-feira (14).

A audiência terminou sem conciliação e possibilidades entre o Consórcio Guaicurus, Município de Campo Grande e os profissionais da categoria. No entanto, o desembargador César Palumbo Fernandes determinou que 70% da frota voltasse a funcionar nos horários de pico.

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã, o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal.", disse o desembargador.

Além disso, a multa, caso os ônibus não voltem a circular na manhã de quarta-feira (17), imposta ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande, aumentou de R$ 100 mil para R$ 200 mil por dia de descumprimento da decisão.

Apenas metade da folha salarial de novembro foi paga, sendo que a outra parte não tem previsão de pagamento. Ao todo, a dívida em aberto chega a R$ 1,3 milhão líquidos a serem repassados aos trabalhadores.

Diante da decisão do desembargador, os profissionais da categoria se indignaram, levantaram e saíram da audiência. Demétrio Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande (STCU-CG), disse que a greve está mantida por decisão dos próprios motoristas.

"A gente tá muito chateado com a Justiça do Trabalho por entender que quem paga a conta é sempre o trabalhador. No nosso entendimento, 70% ele simplesmente acabou com a greve. Infelizmente, vai continuar parado. Não é o que a gente quer, a população tá sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber, todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos", concluiu Demétrio Freitas.

O que disse o Município?

Na audiência, representando a Prefeitura de Campo Grande, a procuradora-geral do Município Cecília Saad afirmou que os repasses foram feitos pelo Executivo e, devidamente, depositados na conta do Consórcio Guaicurus.  De acordo com a representante, o valor destinado, na última sexta-feira (12), foi de R$  3.074.148,73.

Ela também relatou que, em junho/julho de 2024, foi publicado no Diário Oficial do Estado, que o governo se comprometeu em repassar quatro parcelas em torno de R$ 3 milhões, sendo duas no ano de 2025, e a terceira e a quarta em janeiro e fevereiro de 2026, respectivamente.

Diante destas afirmações, ela solicitou ao juiz o prazo de 24 horas para juntar a documentação e comprovar o pagamento ao Consórcio, o qual foi aceito pela autoridade.

Consórcio afirma que não tem dinheiro

Temis de Oliveira, presidente do Consórcio Guaicurus, confirmou o recebimento por parte da Prefeitura, mas alega que há outras pendências a serem pagas além da folha salarial, como os gastos com manutenção, diesel, mecânico, etc.  

"Hoje, o consórcio não tem caixa para pagar a parcela de 50% de novembro. Desses R$ 3 milhões (recebidos), haviam recursos que eram devidos de meses passados e a gente tinha outros compromissos".

"Sem aporte de alguma dessas verbas (cerca de R$ 4 milhões a serem recebidas pelo Consórcio), não temos mais saúde financeira, crédito nos bancos para poder buscar e resolver esses acordes", disse o prsidente Temis de Oliveira. Ele complementa: "Nós vamos procurar conversar com a Prefeitura para receber o que nós temos a receber ainda e negociar, negociar o tempo inteiro".

O presidente do Consórcio Guaicurus lembra que há o cumprimento do quarto termo aditivo do contrato, que precisa ser apurado mensalmente e um valor a ser recebido, algo que não ocorre desde 2022.

"Tem uma obrigação da AGEREG para, ao final de cada mês, fazer a apuração da diferença da tarifa pública para a tarifa técnica ou tarifa de remuneração e a prefeitura buscar os meios para pagar. Isso não tem sido pago desde 2022. Nós buscamos o recebimento dessas verbas também".

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