PROTESTOS

Rodovia MS-156 é liberada depois de quase duas horas de bloqueio

Indígenas protestavam por mais segurança nas aldeias da região
09/09/2015 13:46 - NILCE LEMOS


 

A MS-156, que liga Dourados a Itaporã, que estava bloqueada desde as 09h30min por índios das aldeias Bororó e Jaguapiru, foi liberada no fim da manhã desta quarta-feira (09). Os indígenas protestavam por mais segurança nas aldeias.

Segundo o site Dourados News, na terça-feira (8), as lideranças disseram que a manifestação seria para explicar as reivindicações já que, desde o início das ocupações em fazendas de Antônio João, a Força Nacional concentrou as atividades nessa área de conflito. Com isso, a Reserva de Dourados teria ficado sem o policiamento que era realizado pela equipe de segurança que é ligada ao Ministério da Justiça.

Conforme a reportagem, a falta de segurança nas aldeias é um problema antigo e alvo de constante reivindicação por parte dos indígenas. Eles querem o policiamento permanente, como acontece na cidade, e não paliativos. A presença da Força Nacional, por exemplo, é reforçada frequentemente através de decretos do Ministério da Justiça.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".