ALERTA

Rio Aquidauana chega aos 4,90 e Defesa Civil prepara plano de ação em caso de enchente

Na maior cheia registrada, em 2018, rio atingiu 10,45 m
24/01/2020 18:02 - FÁBIO ORUÊ


 

Na última aferição realizada no início da tarde desta sexta-feira (24), o nível de água do rio Aquidauana estava em 4,90 metros - 1,20 m acima do nível normal, que é de 3,30 m - A Coordenadoria Estadual está monitorando a situação no município e já tem um plano de ação em caso de enchente. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, a partir de 7 m é decretado estado de emergência e se o rio encher a ponto de haver a necessidade de retirar as famílias ribeirinhas, o plano de ação seja colocado em prática. “Já temos um plano de ação para uma possível enchente. Mas por enquanto está sob controle. A chuva parou, e seguimos monitorando”, destacou Ravaglia.

A maior inundação já registrada na região, foi em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou 10,45 metros. Na época 1.050 pessoas foram afetadas pela enchente.

O volume de chuvas esperado para o mês na região era de 197,5 milímetros, mas conforme registro da Agência Nacional de Águas, a quantidade de chuva registrada até o momento, é de 214,4 milímetros, superando em 8,5% o volume de chuvas esperado para o período.

De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, a previsão do tempo para Aquidauana é de tempo firme com céu parcialmente nublado a claro pelo menos até terça-feira (28).

“Neste período as temperaturas terão tendência de elevação com mínima de 21°C e máxima de 34°C. As pancadas de chuvas, a princípio de fraca intensidade, retornam a região a partir de quarta-feira (29) e mantendo a previsão de ocorrência de chuvas até início de fevereiro”, detalhou.

OUTRA ÁREA DE RISCO 

Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Fábio Catarinelli, outras regiões do Estado, como Rio Taquari em Coxim, estão sendo monitoradas pela instituição. A Defesa Civil orienta, que as pessoas que residam em áreas de risco, permaneçam em estado de alerta e acompanhem diariamente a previsão do tempo.

O cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas e avisos é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Feito o cadastro, o telefone e o endereço serão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas de possíveis fenômenos adversos de tempo.

 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".