Turismo

SEM ENTREVISTA

A+ A-

Renovação de visto para os Estados Unidos será simplificada a partir deste ano

Turista que teve visto com validade de 10 anos poderá ser dispensado de entrevista

Continue lendo...

Os brasileiros que tiraram os vistos de turismo e negócios (B1/B2) para ingressar nos Estados Unidos com validade de 10 anos terão uma boa notícia neste ano, quando tiverem de fazer a primeira renovação: boa parte destes cidadãos poderá fazer a renovação automática de sua documentação, sem a necessidade de se deslocar ao consulado para a realização de entrevista. 

Em visita ao Correio do Estado, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub, afirma que a novidade trará muito mais comodidade e praticidade. “O turista precisará preencher um formulário e, se não houver nenhuma restrição, ficará dispensado da entrevista”, explicou. 

A praticidade será dos dois lados, uma vez que o consulado de São Paulo, só no ano passado, emitiu 275 mil vistos de viagem para os Estados Unidos. “Somos o quarto consulado norte-americano do planeta em demanda”, revela o cônsul. 
Para renovar o visto de não-migrante, os trâmites são parecidos com os de quem está solicitando o visto pela primeira vez, mas com a isenção de entrevista no consulado. É preciso preencher formulário DS-160, pagar todas as taxas e entregar documentação solicitada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

VISITA 

Em Mato Grosso do Sul, Adam Shub, cônsul dos EUA em São Paulo, tem participado de encontro com empresários e autoridades. O objetivo é o de aproximar ainda mais a relação com o Brasil, que é histórica. “Temos empresas que atuam aqui há mais de um século e sempre com muito investimento”, lembra. O turismo, nas duas pontas, também é incentivado. Segundo ele, da mesma forma que o brasileiro cada vez mais se interessa em conhecer mais lugares dos Estados Unidos, também é interessante para o norte-americano conhecer as atrações de Mato Grosso do Sul, como Bonito e o Pantanal. 

Turismo

'Chico' o guia virtual vai ajudar os turistas que visitam o Pantanal sul-mato-grossense

Lançado ontem (8) pela Embratur e Fundtur/Pantanal, o "companheiro de viagem" vai fornecer informações para melhorar a experiência dos turistas na região

09/01/2024 17h30

Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Divulgação/Nascente Azul

Continue Lendo...

A Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem "Chico" vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá. Assim como os guias locais, Chico conhece bem a região pantaneira e irá acolher, virtualmente, os visitantes.

Ao Correio do Estado, a Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna Oliva avalia o novo recurso tecnológico como uma ferramenta que vai fortalecer o turismo na Cidade Branca, a Capital do Pantanal.

"O guia virtual vai facilitar o contato entre a Fundação e nosso visitante. Podemos tirar dúvidas, fazer indicação de atrativos, restaurantes, bares ou mesmo hotéis para quem tenha essa necessidade. Nosso primeiro grande teste dessa novidade será o Carnaval. Não temos dúvida que o Chico será benéfico para a cidade", aponta a diretora da Fundação.

Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), o Chico foi lançado oficialmente ontem (8) e irá atuar pelo WhatsApp tornando a experiência do turista mais interativa e informativa. Com o apoio da IA (inteligência artificial), os visitantes poderão explorar a cidade com mais facilidade.

Para o Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, o Chico vai impactar positivamente na qualidade da informação que ficará disponível na palma da mão dos turistas.

"É um aplicativo super legal, uma inteligência artificial via WhatsApp sque vai impactar na experiência do turista, que está decidindo a ir para Corumbá, pro Pantanal. O Chico é um guia de informações bem prático,  muito fácil de acessar e que vai tirar as dúvidas sobre ofertas, sobre passeios, então, assim, muito legal. Então ele melhora a experiência do turista antes de ele ir para Corumbá", analisa o presidente da Fundtur/MS.

Processo de criação do Chico

Para o desenvolvimento da ferramenta, a Embratur fez a ponte entre a Fundtur/Pantanal e a Startup Guide 121, através do EmbraturLab, o laboratório de inovação para o turismo da Embratur. Segundo o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, é importante trazer a IA para o setor do turismo no mundo contemporâneo.

“Digitalizar o setor do turismo, ampliando o acesso às informações das atrações turísticas com fontes confiáveis, é um importante passo para melhorar a experiência do turista no Brasil. A Embratur já aposta em diversas soluções turísticas que aprimoram a estadia dos visitantes no país, sobretudo os visitantes estrangeiros. É preciso trazer esse olhar a partir da inovação para o turismo. O Chico será o seu guia de viagens no WhatsApp”, afirmou Edivaldo.

O Guia Virtual Chico irá disponibilizar informações que ajudem o turista a conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Pantanal. Para a co-fundadora da Guide 121, Ana Elisa Ribeiro, ele irá atuar como um companheiro de viagem.

“Esse projeto teve o intuito de desenvolver um parceiro de viagem, capaz de responder às principais dúvidas, curiosidades e perguntas, aproximando ainda mais os turistas do destino magnífico que é o Pantanal”, explicou Ana Elisa.

O Chico irá trazer informações sobre o Pantanal e Corumbá, dicas de passeios, calendário do turismo na região de Corumbá, gastronomia local, hospedagens, dicas para turistas que visitam o Pantanal, além de informações de emergência para os visitantes. Para acessar o serviço, é preciso salvar o número 67 3231-2886 nos contatos do celular e enviar uma mensagem para confirmar o contato.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).