Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

QUARENTENA

Regras duras para restaurantes e lotéricas são estratégias para manter isolamento

Prefeito diz que medidas são difíceis de propósito, para que estabelecimentos não as possam cumprir
27/03/2020 08:20 - Ricardo Campos Jr


 

As condições impostas pelo município para a reabertura de restaurantes e lotéricas são estratégias para que as pessoas continuem em casa. “Colocamos regras extremamente dificeis para que eles não possam cumprir”, disse o prefeito Marcos Trad Filho (PSD) em entrevista ao Bom dia MS da TV Morena nesta sexta-feira (27).

O gestor reforçou que a flexibilização do isolamento social se deve à imposição do Governo Federal, embora ele não considere esses dois ramos “tão essenciais”.

NORMAS

Bares e restaurantes podem funcionar desde que tenham até 30% de lotação, higienizem as máquinas de cartão, mantenham distância de dois metros entre as mesas, meçam a temperatura dos clientes na chegada para vedar o acesso de quem esteja com febre e façam com que todos os funcionários trabalhem com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Já as lotéricas podem operar em horário reduzido: das 9h às 17h. Os locais devem ser higienizados e os clientes deverão manter distância de 1,5 m com demarcação no piso. Trad ainda reforçou a necessidade de ter álcool em gel, que se não estiver disponível, não autoriza a reabertura.

Quanto às indústrias, que devem abrir na segunda-feira (30), trabalhadores devem manter uma distância de 1,5m, com a disponibilidade de lavatórios para lavagem periódica das mãos. Equipamentos e espaços de trabalho também devem ser higienizados.

As obras na construção civil têm as mesmas regras aplicadas às indústrias, ficando limitada a circulação de apenas 20 trabalhadores.

Por fim, igrejas ficam limitadas a realizar apenas duas reuniões ao dia, entre 6h e 19h30, respeitando o limite máximo de lotação de uma pessoa a cada 10m2. Fiéis devem permanecer distante 1,5m um do outro, além de higienizar as mãos periodicamente. Também fica proibida entrada de pessoas que apresentarem febre.

 

Felpuda


Há quem diga que o horário eleitoral já começou. Isto porque lives estão pipocando nas redes sociais de pretensos candidatos, principalmente aqueles que querem cadeiras nas câmaras municipais. O mais interessante é que somente agora muitas dessas figurinhas estão descobrindo os problemas enfrentados pelos cidadãos dos mais diferentes setores. Até então, cuidavam apenas do “seu quadrado”. E só!