Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Protesto de servidores
termina com bate-boca

Azambuja prolongou abono salarial por 12 meses, mas não garantiu reajuste linear

23 MAI 19 - 17h:19TAINÁ JARA

Servidores que manifestavam por reajuste salarial, na frente da Governadoria, na tarde desta quinta-feira, bateram boca com membros da segurança do governo do Estado. Eles foram impedidos de montar barracas no canteiro central da Avenida do Poeta Manoel de Barros, no Parque dos Poderes. O governador Reinaldo Azambuja afirmou que já concordou em manter abono de R$ 200 por mais um ano, mas que pode incorrer em ilegalidade se der reajuste linear.  

Diante da dificuldade nas negociações, os administrativos da educação deflagraram greve na última segunda-feira. A principal reivindicação é a incorporação imediata do abono, além de manutenção da jornada de 6h, realização de concurso público e plano de valorização salarial.

O projeto de lei para manter o abono de R$ 200 aos mais de 37 mil servidores estaduais foi levada à Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (22). Os servidores também querem reajuste linear, no entanto o governo apresentou proposta de reajuste zero.  “A questão da reposição é que o estado está acima do limite prudencial. Então não tem limite para reposição. É questão de lei. A lei vale para todos. Muitas vezes ela é incompreendida para alguns, mas ela é necessária”, afirmou o governador.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o limite global para gastos com pessoal é de 60% da receita corrente líquida, restringindo-se, no caso do Poder Executivo, a 49%. Sendo assim, o índice de 44,1% é considerado “de alerta”, e o de 46,55% é chamado de “prudencial”, ultrapassado no terceiro quadrimestre de 2018, quando registrou 47,22%.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Patrão agride empregada por<br> esquecer porteira aberta
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Patrão agride empregada por esquecer porteira aberta

Visitantes lotam parques em dia de atividades na Capital
UM DIA NO PARQUE

Visitantes lotam parques em dia de atividades na Capital

Cirurgias podem ser marcadas pela internet a partir de amanhã
CASTRAÇÃO DE GATOS

Cirurgias podem ser marcadas a partir de amanhã

BRASIL

Geração atual tem pouco contato com a natureza, alertam especialistas

Mais Lidas