Voo da companhia aérea Latam, previsto para sair às 12h10 do Aeroporto Internacional de Campo Grande com destino a Congonhas (SP), foi cancelado por conta de uma fumaça que saia do ar-condicionado, neste tarde. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) autuou a empresa por não prestar assistência adequada aos passageiros.
Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, disse ao Correio do Estado que passageiros do voo LA3851 denunciaram que chegaram a fazer o embarque na aeronave e ficaram por cerca de uma hora e meia dentro do avião, até que o comandante informou que por conta de um problema no ar-condicionado, que causou um cheiro de óleo, seria necessário o desembarque por questões de segurança.
Os passageiros voltaram para o saguão, onde foram informados que o voo foi cancelado. No entanto, até por volta das 15h30, eles não haviam recebido o voucher de alimentação, que é obrigatório por lei quando a espera é superior a duas horas, além de não receberem informações sobre realocamento em outros voos.
Os passageiros reclamaram e receberam o vale para alimentação no valor de R$ 23 por pessoa. Como os preços para almoço no aeroporto são acima deste valor, foram feitas denúncias no Procon e os fiscais foram até o local.
“Tinha passageiros que estavam sem almoço, porque o voo era meio dia e é necessário chegar com antecedência para embarcar”, afirmou Salomão.
Segundo o superintendente, só depois da chegada dos fiscais, que cobraram o cumprimento da resolução que garante o auxílio aos passageiros, a companhia aérea realocou os passageiros, além de dobrar o valor do voucher de alimentação.
“Tivemos que ser rígidos para conseguir informação. Se eles não queriam passar informação para o Procon, imagina para os passageiros. Entendemos que houve um problema na aeronave, mas é preciso que se dê condições para que os passageiros tenham alimentação e, em alguns casos, de quem perdeu conexão, a estadia”, disse o superintendente.
A Latam foi autuada por má prestação de serviço e o Procon também comunicou a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Os passageiros foram realocados em um voo que saiu de Campo Grande às 18h15. Os passageiros que perderam conexões foram auxiliados após a autuação da companhia.
A Latam informou, por meio de nota, que o voo foi cancelado devido a questões técnicas e a redecolagem foi reprogramada para as 18h15. "A companhia lamenta o ocorrido e esclarece que os passageiros receberam a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", diz a nota.
* Matéria alterada às 19h24 para acréscimo de informações.