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Problema am avião causa cancelamento de voo e Latam é autuada pelo Procon

Companhia aérea só realocou passageiros em outro voo após autuação do Procon

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Voo da companhia aérea Latam, previsto para sair às 12h10 do Aeroporto Internacional de Campo Grande com destino a Congonhas (SP), foi cancelado por conta de uma fumaça que saia do ar-condicionado, neste tarde. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) autuou a empresa por não prestar assistência adequada aos passageiros.

Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, disse ao Correio do Estado que passageiros do voo LA3851 denunciaram que chegaram a fazer o embarque na aeronave e ficaram por cerca de uma hora e meia dentro do avião, até que o comandante informou que por conta de um problema no ar-condicionado, que causou um cheiro de óleo, seria necessário o desembarque por questões de segurança.

Os passageiros voltaram para o saguão, onde foram informados que o voo foi cancelado. No entanto, até por volta das 15h30, eles não haviam recebido o voucher de alimentação, que é obrigatório por lei quando a espera é superior a duas horas, além de não receberem informações sobre realocamento em outros voos.

Os passageiros reclamaram e receberam o vale para alimentação no valor de R$ 23 por pessoa. Como os preços para almoço no aeroporto são acima deste valor, foram feitas denúncias no Procon e os fiscais foram até o local.

“Tinha passageiros que estavam sem almoço, porque o voo era meio dia e é necessário chegar com antecedência para embarcar”, afirmou Salomão.

Segundo o superintendente, só depois da chegada dos fiscais, que cobraram o cumprimento da resolução que garante o auxílio aos passageiros, a companhia aérea realocou os passageiros, além de dobrar o valor do voucher de alimentação.

“Tivemos que ser rígidos para conseguir informação. Se eles não queriam passar informação para o Procon, imagina para os passageiros. Entendemos que houve um problema na aeronave, mas é preciso que se dê condições para que os passageiros tenham alimentação e, em alguns casos, de quem perdeu conexão, a estadia”, disse o superintendente.

A Latam foi autuada por má prestação de serviço e o Procon também comunicou a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Os passageiros foram realocados em um voo que saiu de Campo Grande às 18h15. Os passageiros que perderam conexões foram auxiliados após a autuação da companhia.

A Latam informou, por meio de nota, que o voo foi cancelado devido a questões técnicas e a redecolagem foi reprogramada para as 18h15. "A companhia lamenta o ocorrido e esclarece que os passageiros receberam a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", diz a nota.

* Matéria alterada às 19h24 para acréscimo de informações.

Cotidiano

Com 300 doses disponíveis, vacinação contra dengue deve acabar nesta semana

Aproximadamente 130 doses estão sendo aplicadas por dia; segundo a expectativa da pasta é que a vacinação se encerre até o final desta semana.

23/04/2024 18h15

Gerson Oliveira/

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As vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e que estão disponíveis pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até o final desta semana. A expectativa da pasta é que nenhuma dose deve ser descartada em Campo Grande. 

De acordo com a secretária, cerca de 130 doses estão sendo aplicadas por dia nos postos de saúde da cidade. Por causa disso, a expectativa é que todas as doses que estão perto do vencimento sejam aplicadas até sexta-feira (26).

A baixa procura do imunizante em Mato Grosso do Sul levou o Ministério da Saúde a informar aos municípios para ampliar a idade de vacinação. Segundo a pasta, pediu para todas as cidades priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda de doses que estão perto do vencimento, cabendo a cada município definir a estratégia de aplicação.  As doses que estão sendo utilizadas vencem no dia 30 de abril. 
 
Segundo a Sesau, em Campo Grande tem cerca de 300 doses estão espalhadas pelos postos de saúde da Capital. 

 

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GOL-JUSTIÇA

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Um cachorro de 4 anos morreu durante uma falha no transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol, nesta segunda-feira (22)

23/04/2024 17h45

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido Divulgação Rede Social

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Joca, um cão da raça Golden Retriever, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas foi parar em Fortaleza. Após a constatação do erro no destino do animal, ele retornou a Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto em São Paulo.

Família acusa a Gol de negligência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do animal, diz que a empresa não chamou nenhum veterinário para avaliar o cão. A família também diz que Joca teria sido deixado dentro do canil, na pista, sob o sol.

"Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos", disse Marcia Martin.

Tutor desabafou e disse que cão foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu João em postagem no Instagram.

"FALHA OPERACIONAL", DIZ GOL

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido. A empresa também afirmou que o cão recebeu cuidados, mas, "infelizmente, logo após o pouso do voo em Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal".

Gol também disse que instaurou sindicância interna para apurar o ocorrido. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação".

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA GOL

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.

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