Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PROGNÓSTICO

Primavera começa com temporal, mas deve ter chuvas abaixo da média

Calor será intenso durante a nova estação

22 SET 19 - 16h:53GLAUCEA VACCARI

Primavera, conhecida como estação das flores, começa às 3h50 (de MS) desta segunda-feira (23) e deve ser de muito calor, com temperaturas acima da média em Mato Grosso do Sul, e chuvas em quantitidade normal para a estação, que termina no dia 22 de dezembro. Na primeira semana, há alerta de temporais no Estado. É o que aponta prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme meteorologistas, climatologicamente, a primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa, além de ser a época onde se dá o início da convergência da umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre a região Centro-Oeste.

De acordo com o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com previsão que indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a acima da normal, que é de cerca de 80 milímetros. O mês mais chuvoso deve ser outubro.

O calor, no entanto, continua e termômetros devem marcar temperaturas acima da média, com máximas acima de 30°C e em torno de 40°C, principalmente no início da estação.

Apesar do calor, as temperaturas tendem a ser menores do que o registrado durante o outono. Neste ano, a estação que já tem como característica a baixa pluviosidade, registrou chuvas abaixo da média, com longos períodos de estiagem no Estado, ao mesmo tempo em que as temperaturas foram acima do normal, com calor de mais de 40°C e sensação de quase até 46°C.

O calor, baixa umidade e permanência de massas de ar seco e quente favoreceram a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Em alguns dias entre os meses de junho a setembro, a umidade relativa do ar apresentou valores abaixo de 15% em várias cidades do Estado.

PRÓXIMOS DIAS

O tempo começa a mudar já nesta segunda-feira (23), com nebulosidade em diminuição significativa. O primeiro dia de primavera deve amanhecer um pouco mais frio do que este domingo e os ventos ficam mais intensos, mas não há previsão de chuva significativa para o Estado.

Na terça-feira (24), o calor aumenta, com máxima prevista de 40°C no início da tarde. Porém, no fim do dia, a chegada de um amplo cavado, em níveis superiores da troposfera, volta a dar instabilidade ao tempo e deve chover forte entre a tarde e noite.

O tempo fica ainda mais instável na quarta-feira (25), com risco de temporal severo, pancadas de chuva fortes, rajadas de vento e raios e potencial de granizo.

Para a quinta-feira (26) ainda há previsão de tempestades, mas de menor intensidade.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião