Cidades

INTERNAÇÃO

A+ A-

Prefeitura tem 60 dias para implantar 244 leitos psiquiátricos

Capital tem 159 para pacientes psiquiátricos, mas o ideal é 403

IZABELA JORNADA E FÁBIO ORUÊ

14/10/2019 - 10h18
Continue lendo...

Total de 244 leitos destinados a pacientes com transtorno mental ou com algum problema intelectual decorrente de álcool e drogas deve ser implantado em Campo Grande no prazo de dois meses. A recomendação para que sejam criadas novas vagas com o objetivo de atender à demanda da Rede de Atendimento Psicossocial é do Ministério Público do Estado (MPE) – publicada no Diário Oficial na semana passada.

Dados mostram aumento gradativo, nos últimos anos, de tentativas de suicídio, que, segundo a recomendação, podem ter relação com a falta de leitos psiquiátricos – para internação – nos hospitais da Capital. 

Segundo o documento, foram 750 tentativas de suicídios em 2014, 812 em 2015, 868 em 2016, 1.086 em 2017 e, por fim, 1.127 em 2018, representando um aumento de 50% nas tentativas em quatro anos. Os números de casos consumados aumentou em 48%, saindo de 49 em 2015 para 73 em 2018.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, 48 tentativas consumadas foram contabilizadas de janeiro a agosto de 2019. “Se continuar assim, este ano vai ser maior que o ano passado, pois, na projeção de mês a mês, este ano já superou 2018”, afirmou o tenente Lucas Medrado, ouvido pelo Correio do Estado

ONDE TEM VAGAS?

Campo Grande conta atualmente com 159 leitos psiquiátricos para pacientes com deficiência ou usuário de álcool e drogas, sendo 65 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 94 particulares. Esse número equivale a 39% do adequado para a Capital, se levar em conta o número de habitantes da cidade. Conforme Filomena Fluminhan, promotora de Justiça da área da saúde, a portaria ministerial regulamentada pela Nota Técnica nº 11, de 2019, diz que a referência é de um leito para cada 2,2 mil habitantes. A população do município é estimada em 985,9 mil pessoas – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – ou seja, a Capital deveria ter ao menos 403 leitos psiquiátricos de internação hospitalar.  

Na cidade, 53 leitos do SUS estão no Hospital Nosso Lar e 12 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). O setor de psiquiatria da Santa Casa já havia sido reduzido a poucos leitos e, em setembro de 2017, foi fechado definitivamente. Há dez anos, o hospital comportava 48 leitos para internação e mil consultas, mas neste período sofreu redução de 90%.

O médico psiquiatra Juberty Antonio de Souza diz que a questão foi criminosa e a população da Capital passou a ficar ainda mais desassistida  do que já estava. “Precisaria de 800 leitos psiquiátricos em Campo Grande para atender os doentes mentais”.

O psiquiatra declarou também que os hospitais não querem atender pacientes com doenças mentais por receio do que possa acontecer e também por conta do trabalho que esse tipo de paciente demanda. “Os hospitais não querem mais receber esse tipo de paciente [com problemas psiquiátricos]”.

No mês passado, um enfermeiro do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Aero Rancho, na Capital, foi esfaqueado por um paciente, que apresentou surto psiquiátrico e golpeou a vítima três vezes com uma faca. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o paciente estava em acompanhamento no local e teve uma reação inesperada. No momento da agressão, o atendimento estava normal e não havia demora ou filas, ou seja, o caso foi em decorrência de um surto repentino, de acordo com a pasta.

CAPS

Há quatro Caps em Campo Grande, que atendem especificamente pacientes que sofrem de depressão, mas o trâmite para que essas pessoas sejam encaminhadas aos centros é muito burocrático. A médica explica que o paciente precisa ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, a partir de uma consulta, que deverá ser agendada com antecedência, será avaliado por médicos que definirão se ele será encaminhado para algum Caps. 

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro, diz que a recomendação do MPE está sendo analisada juridicamente pela pasta. “É [um número] muito expressivo. Está fora da nossa realidade”. Castro também informou que o projeto de um Caps no Coophavila, com mais 20 leitos, está sendo finalizado, além de parceira com o governo do Estado para a abertura de mais 36 leitos no Hospital Nosso Lar. 

Como estratégia para tentar diminuir o índice de suicídios na Capital, a Sesau criou o Programa de Prevenção ao Suicídio. Aqueles pacientes que tentaram, mas não chegaram a consumar o ato, foram “fichados” na rede pública de saúde. Posteriormente, eles são contactados e encaminhados, diretamente, para receber atendimento no Centro de Especialidades Médicas Municipal (CEM). 

“Campo Grande está entre as capitais que têm o maior índice de suicídios no Brasil. Eles são atendidos sem precisarem esperar em filas, de segunda a sábado”, explicou a médica psiquiatra da Sesau, responsável por doenças mentais, Ana Carolina Guimarães.

Para Juberty, o maior problema é a política nacional para atendimento psiquiátrico, que está com ideologia inadequada. “Por muito tempo, doença mental era considerada invenção da sociedade, e o resultado disso foi o fechamento de 90 mil leitos nos últimos anos, em todo o Brasil”, afirmou o profissional.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).