Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CURSO

Peritos criminais de MS são capacitados sobre perícias em locais de incêndio

Curso realizado na Capital auxilia peritos na elaboração de laudos
12/08/2017 18:32 - GLAUCEA VACCARI


 

Peritos criminais e agentes da polícia externa de Mato Grosso do Sul participaram, ontem, de curso denominado “Perícia em local de incêndios”, promovido pelo Instituto de Criminalística do Estado.

De acordo com o Sindicato de peritos oficiais forenses de MS (Sinpof), capacitação foi realizada em Campo Grande e teve a participação de 43 servidores da Coordenadoria Geral de Perícias, que atendem locais de ocorrências.

Segundo o diretor do Instituto de Criminalística, Marcelo Pereira de Oliveira, formação é importante para que os peritos tenham conhecimento para elaboração de laudos conclusivos.

“Esses documentos vão auxiliar o julgamento pela Justiça, principalmente em casos que envolvem risco à vida das pessoas e incêndios criminosos”, explicou.

Base de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostra que em 2016, 394 ocorrências de incêndio foram registradas com acionamento da perícia. Já entre janeiro de 2013 e junho de 2017, número chega a 1.809.

O curso abordou os temas estatística de ocorrências, objetividade jurídica e sujeitos, introdução à ciência do fogo, perícia em incêndios em veículos, perícia em incêndios florestais e estrutura do laudo pericial.

Os peritos oficiais também discutiram casos específicos e assistiram a vídeos de casos reais e simulações para identificar técnicas que vão ajudar a produzir laudos e provas periciais.

Felpuda


É grande a expectativa em torno de qual foi a justificativa de conhecida figura que beneficiou sujeito, e este, aproveitando a, digamos, boa vontade demonstrada, simplesmente “sumiu do mapa”. Órgão nacional pediu explicações para o “benfeitor”, e o prazo já venceu. Como as decisões por lá não ficam escondidas do distinto público, logo, logo, a curiosidade deverá ser contemplada. É esperar para conferir!