Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

referência no país

Pedrossian: a mente genial
sempre à frente de seu tempo

Ex-governador e engenheiro idealizou obras em MS e MT

23 AGO 2017Por DA REDAÇÃO06h:00

Pedro Pedrossian, ex-governador de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que faleceu ontem aos 89 anos, em sua casa, em Campo Grande, será lembrado por ter visto o que muitos outros não viram.

A mente genial deste engenheiro idealizou muitos dos logradouros que moradores de Campo Grande, Cuiabá e Dourados percorrem. 

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), campus universitários em Corumbá e em Dourados (este, transformado posteriormente em Universidade Federal da Grande Dourados), além de grandes estádios, como o Morenão, em Campo Grande (que leva seu nome) e o antigo “Verdão”, de Cuiabá (que deu lugar à Arena Pantanal, no início desta década).

Ele também abriu as portas de Campo Grande, e de cidades do interior, para novos horizontes. É das administrações de Pedro Pedrossian, por exemplo, projetos de grandes avenidas da Capital, como a Gury Marques, Cônsul Assaff Trad, Gunter Hans e Ministro João Arinos. 

No urbanismo, participou diretamente da criação do Parque das Nações Indígenas, um dos maiores cartões postais de Campo Grande, e do Parque dos Poderes. 

Dois dois maiores bairros de Campo Grande, Moreninhas e os conjuntos Aero Rancho, têm placas de inauguração descerradas por ele. Um outro bairro, leva o nome de sua esposa, Maria Aparecida Pedrossian, projeto de habitação na saída de Três Lagoas. 

O jornalista e ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues lembra do ex-governador como um gênio.

“O País perdeu um gênio. Foi o governador mais genial que esse estado já teve. Pedrossian foi um visionário. Via o que, geralmente, os outros não enxergavam. Assim, ele visualizou e criou o Parque dos Poderes no local onde antes só existiam algumas chácaras, falando que ali seria feito o “maior parque urbano do mundo”. Fez muito na educação, na saúde, na infraestrutura”, recorda.

*Leia reportagem, de Eduardo Miranda e Natalia Yahn, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

VEJA VÍDEO SOBRE PEDRO PEDROSSIAN

 
  • Ex-governador Pedrossian vistoria as obras do Parque das Nações Indígenas. Foto: Arquivo/Correio do Estado
  • Pedrossian visita as obras da UEMS. Foto: Arquivo/Correio do Estado
  • Campus da UEMS em Dourados. Foto: Arquivo/Correio do Estado
  • O ex-governador Pedro Pedrossian observa a maquete da hidrelétrica de Costa Rica. Foto: Arquivo/Correio do Esado
  • O ex-governador Pedro Pedrossian na entrega 460 casas no setor IV do Conjunto Aero Rancho. Foto: Arquivo/Correio do Estado
  • O ex-governador Pedro Pedrossian e a ex-primeira dama, Maria Aparecida, visitam as obras do prédio que abrigará o Hospital do Câncer.. Foto: Arquivo/Correio do Estado
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também