PREVENÇÃO À DENGUE

Para mutirão, prefeitura define áreas de transbordo para resíduos

Para mutirão, prefeitura define áreas de transbordo para resíduos
22/01/2020 08:30 - THIAGO GOMES


A prefeitura inicia nesta quarta-feira, pela Região Urbana do Imbirussu, mutirão para recolhimento de resíduos. Ontem, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), começaram a preparar três áreas de transbordo. São locais onde a população poderá deixar os resíduos que serão coletados posteriormente para descarte.

As áreas de coleta  ficam no Bairro Nova Campo Grande, Núcleo Industrial e no Altos do Panamá, além do Ecoponto do Zé Pereira. Durante 10 dias estes locais estarão abertos (inclusive no sábado e domingo)  para receberem o material descartado pela população.

EVITANDO A DENGUE
A mobilização, que envolve uma força-tarefa com participação de várias secretarias, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte das ações preventivas de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. 

Ontem, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, acompanhado do pessoal que  estará na linha de frente do mutirão, se reuniu com lideranças comunitárias do Imbirussu, região ue concentra uma população superior a 100 mil pessoas, para pedir o apoio de todos a serem agentes multiplicadores de informação,para  o envolvimento na população no esforço de evitar epidemia de uma das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O superintendente de Serviços Públicos da Sisep, Medhi Talayeh, alertou que não haverá coleta de casa em casa. “Não adianta tirar o lixo do quintal e jogar na calçada, porque o caminhão da prefeitura não vai passar e pegar”, disse. Mesmo porque,  o mutirão não abrange a coleta de galhos da poda de árvores,  entulhos de construção, pneus, animais mortos, lixo doméstico ou madeiras. Só será recolhido o que for deixado nas áreas de transbordo, numa lista que inclui 12  itens, que tem em comum, a possibilidade de se tornarem recipientes de água e servirem de abrigo para larvas do mosquito. 

Serão “coletáveis” sofás, fogões, pias, vasos sanitários, televisores, máquina/tanquinhos, tanques de lavar roupas, armários de aço, guarda-roupas, carrinho de mão e pias de cozinha.  Não haverá limpeza de terrenos baldios. As equipes só atuarão nas áreas públicas. 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".