Cidades

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A+ A-

Para dar certo precisa paixão e vejo isso aqui, diz secretário do MEC

Janio Carlos visitou Escola Estadual Severino Ramos de Queiroz

Continue lendo...

O secretário do Ministério da Educação (MEC), Janio Carlos Endo Macedo, visitou escola estadual com modelo em tempo integral em Campo Grande e destacou que Mato Grosso do Sul é um dos estados em que o programa está dando certo devido a “paixão pela educação”. “O modelo é implantado, mas é preciso ter dedicação e paixão para dar certo, e com essa gestão, eu vejo isso aqui em Mato Grosso do Sul”, contou.

Para o secretário, o modelo está em fase de implementação e Mato Grosso do Sul já mostrou que dá certo. È necessário ter pessoas (representantes) com  compromisso no modelo e com a educação, não temos dúvida é um modelo campeão”, contou.

Sobre a ampliação de novas escolas, por parte da nova gestão federal, Macedo disse que o programa não será desamparado e haverá recursos. “Nós temos o dever lá em Brasília de garantir a continuidade e aprendizagem do programa, porque se não, não tem nem sentido, ou seja, nós temos que assegurar o desenvolvimento como prioridade, como está em fase de implementação, óbvio que haverá correções, mas não tem como o governo não continuar apoiando um programa como esse, a ideia é que todo ensino médio seja integral”, disse.

Para a secretaria de Educação, Cecília Motta,  a ideia é aumentar o programas nas escolas com a ajuda do Governo Federal. "Estamos querendo implantar mais escolas em tempo integral no ano que vem e queremos que o Governo Federal entenda que isso é bom para a juventude, e é o que o secretário está vendo aqui, conversando com professores, alunos,o programa dá certo”, finalizou.

DADOS
Dados da Secretaria de Educação no Estado, apontam que, as escolas com o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) passaram a fazer parte do Programa “Escola da Autoria”. Em 2019, a Rede Estadual de Ensino passou a contar com o total de 27 unidades que ofertam essa modalidade, espalhadas por 16 municípios, com cerca de 7,5 mil estudantes matriculados. Só em Campo Grande, são 12 escolas que já trabalham com o EMTI. No Brasil, atualmente estudam em escolas de nível básico, cerca de 44 milhões de alunos, de acordo com o secretário do MEC. 

OUTRAS VISITAS
No período da tarde, outras duas escolas serão visitadas. Às 13h, o secretário segue para a Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, no Jardim Vilas Boas e para encerrar a programação, o secretário Janio será recebido pelos estudantes da Escola Estadual  Waldemir Barros da Silva, na vila Moreninha I.

 

Cidades

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante

22/04/2024 20h00

Reprodução: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Continue Lendo...

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Assine o Correio do Estado.

Greve Geral

Assembleia Geral define se professores da UFMS irão aderir à greve

Com 60% de docentes favoráveis, nesta terça-feira (21) Assembleia Geral irá decidir por meio de votação acerca da paralisação

22/04/2024 17h15

A seção convidou docentes filiados e não filiados ao sindicato, técnicos e estudantes para participar do evento que ocorre a partir das 8h, nas quatro unidades da UFMS Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Assembleia Geral convocada pelo sindicado dos professores (ADUFMS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), definirá na manhã desta terça-feira (23), os caminhos com relação à greve dos profissionais da categoria.

A seção convidou docentes filiados e não filiados ao sindicato, técnicos e estudantes para participar do evento que ocorre a partir das 8h, nas quatro unidades da UFMS. Cada uma delas terá sua assembleia, levando em consideração pontos específicos conforme a demanda de cada campi. 

Conforme noticiado pelo Correio do Estado no dia 9 de abril, ficou definido pela manutenção do Estado de Greve, isto é, a paralisação dos profissionais da educação pode ocorrer a qualquer momento.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que iniciou a paralisação no dia 15 de abril,  52 universidades, 79 institutos federais (IFs) aderiram ao movimento em todo país.

A presidente da ADUFMS,  a professora  Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, explicou que os educadores estão pleiteando pelo reajuste salarial de 22% dividido em três parcelas (2024, 2025 e 2026). 

São cerca de 1.500 docentes na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, fora os aposentados.

"Temos uma carreira que não tem um percentual específico entre uma e outra, mas quando se trata do início de carreira do docente, ou um piso na educação superior isto representaria em torno de R$4.900,00, para um doutor em dedicação exclusiva, ou seja, não pode trabalhar em outro lugar", explicou Mariuza Aparecida.

Servidores técnicos-administrativos

O Ministério da Gestão e da Inovação esteve reunido com lideranças sindicais, na sexta-feira (19), e propôs o reajuste de 9% para os servidores técnicos-administrativos. Em Mato Grosso do Sul são 1.700 integrantes da categoria que estão em greve desde o dia 14 de março. 

A proposta de reajuste indicada foi de 9% para 2025 e 3,5 para 2026, deixando o ano de 2024 fora da rodada de negociações.

Algumas das demandas relacionadas ao plano de reestruturação de carreira foram acolhidas pelos representantes da pasta.

Além disso, ofereceram aumento nos benefícios que incluem:

  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio-creche
  • Auxílio-saúde

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sista-MS), está pleiteando o reajuste de 10,5% referente a 2024, e o mesmo valor referente aos dois anos seguintes. 

IFMS 


Além dos técnicos administrativos e professores da UFMS que representam (60%) favoráveis a adesão da greve, os profissionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e os servidores técnicos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) aderiram à greve. 

 

Os campi da IFMS paralisados pela greve dos professores e servidores técnicos são:

  • Campo Grande
  • Corumbá
  • Coxim
  • Dourados
  • Jardim
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Ponta Porã
  • Três Lagoas

"Continuamos com os campus paralisados, ainda mais que o governo deu uma resposta insatisfatória na sexta. Na próxima quinta-feira nós vamos organizar a nossa assembleia. A expectativa, a grande expectativa, é que a contraproposta do governo seja rejeitada. Porque afinal de contas praticamente não atendeu em nada. Principalmente as reivindicações dos técnicos administrativos", explicou presidente do SINASEFE-MS e técnico administrativo Tiago Thomaz de Assis.

  Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).