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Para CCR, chance de perder ação para revisão de contrato é "remota"

Mesmo contando com a vitória, concessionária pode ser punida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres

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A CCR MSVia considera “remota” a possibilidade de perder ação judicial que protocolou na 22ª Vara Cível de Brasília em maio do ano passado, na qual pede que a Justiça autorize a suspensão de suas obrigações contratuais e que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deixe de aplicar quaisquer penalidades contra a concessionária por ter interrompida a duplicação da BR-163. Esta informação consta no Formulário de Referência da empresa, disponibilizado em março deste ano.

Antes de protocolar esta ação judicial, a MSVia, em abril de 2017  solicitou a revisão contratual alegando que houve quebra do equilíbrio econômico-financeiro porque o Governo federal não viabilizou  os empréstimos previstos na concessão. Seriam cerca de R$ 4 bilhões ao longo do período de concessão, o que representava 70% dos R$ 5,7 bilhões em investimentos durante 30 anos. Para tanto a empresa alegou que houve também alterações nas condições de financiamento. O valor a ser financiado caiu de 70% para 40% e os juros aumentados de 5% para 7,5%.

Até este pedido de revisão, entre 2014 e 2017, a empresa investiu R$ 1,8 bilhão para duplicar 150 quilômetros da BR-163 e realizar obras de benfeitorias, sendo que R$ 841 milhões foram com recursos de empréstimos. A empresa tinha autorização para pegar R$ 2,8 bilhões só que o desembolso  estava condicionado às entregas de obras, serviço e ao tráfego.  

Sem uma posição da ANTT,, em maio do ano passado, a concessionária ajuizou a ação judicial pedindo liminarmente a suspensão da obrigatoriedade dos investimentos, que a ANTT não aplique nenhuma punição e que a ANTT faça a revisão do Contrato de Concessão. Caso não seja possível a revisão, que haja a rescisão judicial, conforme disposto em lei e nos termos do Contrato de Concessão.  Mas não houve acordo e o processo judicial ficou suspenso por 105 dias.

Em março deste ano, em formulário de Referência para os investidores, com 331 páginas, que referenda outro relatório da holding, a MSVia afirma que a chance de perder a ação é remota, enfatizando que os bens e direitos envolvidos são “o direito da concessionária à revisão do contrato de concessão e alternativamente, o direito de rescindir o contrato e receber a indenização”.

Também a análise da empresa avalia que, caso perca o processo terá “de manter a Concessão na situação atual, o que será passível de causar um efeito adverso nos negócios, na condição econômico-financeira e nos resultados operacionais da Concessionária”.

REDUÇÃO

Mesmo contando com a vitória, a CCR MSVia pode ser punida pela   ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que  recomendou, por meio de nota técnica, a redução pela metade – até 54,7% - do valor da tarifa cobrada a partir de setembro nas nove praças de pedágio pela Concessionária  por descumprimento de contrato.   

O documento emitido pela agência “apontou eventual redução tarifária em setembro de 2019 da ordem de 54,27% ou da ordem de 40,58% (caso o recálculo seja diluído ao longo dos próximos 36 meses”.

A ANTT também aplicou multa diária à concessionária de R$ 19.733,31 desde maio de 2018, quando constatou que a empresa descumpriu a meta de duplicar 193,5 quilômetros da BR-163 e de realizar  72 obras referentes ao 3º ano de concessão da rodovia.

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

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A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

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A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

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