Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Oito municípios de MS vão receber visita da Unesco em programa do Governo Federal

Programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério da Cidadania

22 OUT 19 - 09h:15BRUNA AQUINO

Cerca de oito municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Campo Grande, vão receber neste mês, a visita da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para ver a realidade domiciliar de famílias cadastradas no programa Criança Feliz, do Governo Federal. Serão visitados pela representante da organização, Lisane Lima, os municípios de Nova Alvorada do Sul, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

Em Mato Grosso do Sul 27 municípios já iniciaram as visitas domiciliares, totalizando 196.988 visitas realizadas até o momento, conforme dados do Prontuário Eletrônico SUAS desse mês. Segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o Estado tem registrado experiências de êxito no âmbito do Programa Criança Feliz, como a que recentemente ajudou o país em conquista de prêmio internacional. 

Segundo a consultora Lisane, o objetivo, com a participação do estado de MS, é perceber como o programa tem impactado diretamente nos municípios observando as ações positivas realizadas pela coordenação estadual do programa. “O que a gente percebe é essa articulação junto aos municípios e esse apoio técnico que está na competência do Estado. MS tem feito capacitações e seminários visando disseminar a importância do desenvolvimento infantil. O Estado vem dando esse apoio e isso é positivo”, disse.

Entre outras observações a abordagem familiar, a efetividade do acompanhamento, o planejamento de como chegar nas residências, também é foco da visita. “Temos observado nos municípios esses fatores, como o programa tem chegado às crianças, por exemplo, deficientes, indígenas e quilombolas”, finaliza.

O PROGRAMA
O programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Ele atende gestantes e crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

 

*Com informações do Governo do Estado

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Governo propõe criar Delegacia de Combate à Corrupção na Polícia Civil
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Governo propõe criar Delegacia de Combate à Corrupção na Polícia Civil

Inquérito apura falta de equipamento para cirurgia no Regional
HOSPITAL REGIONAL

Inquérito apura falta de equipamento para cirurgia no Regional

Justiça aceita denúncia contra cinco por fraude em licitação de R$ 2 milhões
DOURADOS

Justiça aceita denúncia contra cinco por fraude em licitação

Comunidade ganha moradias e inadimplentes recebem prazo maior para regularizar contratos
HABITAÇÕES

Comunidade ganha moradias e inadimplentes recebem prazo maior para regularização

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião