Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Oito municípios de MS vão receber visita da Unesco em programa do Governo Federal

Programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério da Cidadania
22/10/2019 09:15 - BRUNA AQUINO


 

Cerca de oito municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Campo Grande, vão receber neste mês, a visita da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para ver a realidade domiciliar de famílias cadastradas no programa Criança Feliz, do Governo Federal. Serão visitados pela representante da organização, Lisane Lima, os municípios de Nova Alvorada do Sul, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

Em Mato Grosso do Sul 27 municípios já iniciaram as visitas domiciliares, totalizando 196.988 visitas realizadas até o momento, conforme dados do Prontuário Eletrônico SUAS desse mês. Segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o Estado tem registrado experiências de êxito no âmbito do Programa Criança Feliz, como a que recentemente ajudou o país em conquista de prêmio internacional. 

Segundo a consultora Lisane, o objetivo, com a participação do estado de MS, é perceber como o programa tem impactado diretamente nos municípios observando as ações positivas realizadas pela coordenação estadual do programa. “O que a gente percebe é essa articulação junto aos municípios e esse apoio técnico que está na competência do Estado. MS tem feito capacitações e seminários visando disseminar a importância do desenvolvimento infantil. O Estado vem dando esse apoio e isso é positivo”, disse.

Entre outras observações a abordagem familiar, a efetividade do acompanhamento, o planejamento de como chegar nas residências, também é foco da visita. “Temos observado nos municípios esses fatores, como o programa tem chegado às crianças, por exemplo, deficientes, indígenas e quilombolas”, finaliza.

O PROGRAMA
O programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Ele atende gestantes e crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

 

*Com informações do Governo do Estado

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!