Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MEIO AMBIENTE

Número de queimadas aumenta 73,7% este ano em MS

Para combater incêndios, Corpo de Bombeiros aumentou efetivo operacional em 75%

18 AGO 15 - 18h:20DA REDAÇÃO

A quantidade de queimadas em Mato Grosso do Sul entre 1º de janeiro e 17 de agosto deste ano aumentou 73,7% em relação ao mesmo período de 2014. Só em Campo Grande, o Corpo de Bombeiros recebe uma média de 30 solicitações diárias para atendimento de ocorrências envolvendo focos de incêndio em vegetações, terrenos baldios e pastagens. Para coibir as queimadas comuns em época de estiagem e evitar acidentes, a Corporação aumentou em 75% o efetivo operacional de combate a incêndio.

Em julho, quando teve início a estiagem no Estado, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros emitiu uma normativa autorizando os comandantes de batalhão remanejar militares do administrativo para o operacional, formando os Grupamentos de Combate a Incêndio Florestal (GCIF). Na Capital, os quartéis do Parque dos Poderes e da Avenida Costa e Silva formaram novas equipes, o que aumentou em 75% a quantidade de militares no operacional. O reforço chegará a 100% quando o Comando-Geral redistribuir os militares.

Dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), revelam que o Corpo de Bombeiros do Estado atendeu 1.152 ocorrências de incêndios em áreas verdes de 1º de janeiro até 17 de agosto de 2015. No mesmo período do ano passado, os atendimentos somaram 663 casos. O aumento é de 73,7%, sendo que as ocorrências atendidas de janeiro a primeira quinzena de agosto desse ano (1.152) já ultrapassam as registradas em todo o ano de 2014 (1.044).

Em Campo Grande e nos 11 municípios do entorno, o Comando Metropolitano dos Bombeiros (CMB) atendeu 424 ocorrências de incêndios entre 1º de janeiro e 17 de agosto de 2015. Nas outras 67 cidades, no mesmo período, o Comando dos Bombeiros do Interior (CBI) registrou 232. Em 2014, também entre 1º de janeiro e 17 de agosto, o CMB atendeu 424 ocorrências de incêndio e o CBI, 728.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Campo Grande está sediando evento religioso nacional de luteranos

Campo Grande está sediando evento religioso nacional de luteranos

De região atingida por queimada no Pantanal, mais de 30% foi consumida pelo fogo
RESCALDO

No Pantanal, mais de 30% de região do Rio Negro foi consumida pelo fogo

Acumulada, Mega-Sena pode deixar alguém R$ 10,5 milhões mais rico hoje
JÁ APOSTOU?

Acumulada, Mega-Sena pode deixar alguém R$ 10,5 milhões mais rico hoje

Veja como usar documentos digitais para embarcar em voos dentro do Brasil
NA PALMA DA MÃO

Veja como usar documentos digitais para embarcar em voos no Brasil

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião