Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ESTOQUE CRÍTICO

Número de doadores cai e Hemosul precisa de sangue com urgência

Principal necessidade é do sangue tipo O positivo e negativo
11/11/2019 16:32 - GLAUCEA VACCARI


 

Estoques de sangue dos tipos O negativo e positivo estão praticamento zerados, com apenas 10% a 20% do estoque. Por conta disso, Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) convoca os doadores de Campo Grande para auxiliarem na reposição dos estoques de sangue.

Conforme o Hemosul, nois últimos dias, houve baixa participação dos doadores, o que explica a queda no estoque de bolsas. O ideal são 170 cadastros por dia, enquanto na última semana foi registrada média de 90 cadastros diários. 

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos. No Hemosul, quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal para fazer a doação. Caso o menor de idade seja emancipado, ele pode ir sozinho, levando o documento de emancipação. Já se for casado, deve levar a certidão de casamento.

A primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue. A Rede Hemosul também aceita apenas doadores com 55 quilos ou mais.

Algumas doenças impedem a doação, sendo elas doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Alguns medicamentos e vacinas impedem a doação. É necessário informar o profissional de saúde sobre os remédios que está utilizando. Também é preciso estar bem alimentado para doar sangue, sendo recomendável apenas evitar excesso de gordura.

É necessário ainda levar um documento oficial com foto para fazer a doação. O Hemosul em Campo fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-1500.

Felpuda


Considerados “traíras” por terem abandonado o barco diante dos indícios da chegada da borrasca à antiga liderança, alguns pré-candidatos terão de se esforçar para escapar da, digamos assim, vingança, velha conhecida da dita figurinha. Dizem por aí que há promessas nesse sentido, para que os resultados dos “vira-casacas” nas urnas sejam pífios. Sabe aquela velha máxima: “Pisa. Mas, quando eu levantar, corre!” Pois é...