Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 12 de novembro de 2018

SEGUNDA ETAPA

Enem continua neste domingo;
Veja as dicas para a prova

Candidatos vão responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática

10 NOV 2018Por LUANA RODRIGUES06h:00

Este ano, a área de exatas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 30 minutos a mais de prova, num total de cinco horas. Com isso, o tempo médio de três minutos para cada questão ganha 20 segundos de acréscimo. O professor Aldo Alexandre de Menezes Zanoni, que dá aulas de Matemática no Ensino Médio, acredita que a edição 2018 vai obedecer ao modelo cobrado nos anteriores, uma vez que não houve alteração no edital. “O primeiro desafio é estar preparado para resolver um grande número de questões. O outro é a habilidade de fazer contas fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação), de forma manual e com destreza para resolver no tempo de prova. A dica é manter a concentração, e o mais importante de tudo é estar descansado, para que você possa usar todo o conhecimento que aprendeu durante os anos”, ressalta.

Dilmar Ricardo Ribeiro é  professor de Raciocínio Lógico e orienta que os estudantes comecem resolvendo questões que considerem mais fáceis, deixando as mais difíceis para o fim da prova.  “O raciocínio lógicio exige leitura e interpretação de texto. Ler com atenção, estar atento ao que o autor propos, não adicionar, nem subtrair informações do enunciado. O aluno não pode colocar o ponto de vista dele na questão. Não existe mágica, o que ele tem que fazer é aplicar aquilo que está dominando”, explica.

A estratégia indicada pelo professor é importante por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema estatístico de correção do Enem que avalia as respostas e tenta identificar aquelas que foram dadas por chute. Entre os conteúdos mais cobrados, estão grandezas de razão, proporção e regras de três, acompanhados de porcentagem, estatística e geometria espacial. Já os que mais geram dificuldade são as questões ligadas a logaritmos, análise combinatória e probabilidade.

O estudante Vinicius Martins de Souza, 17 anos, que pretende ser aprovado para cursar Ciência da Computação, diz que nestes últimos dias tem apenas relaxado e já prepara alguns macetes para driblar o cansaço na hora da prova. “Eu gosto mais de exatas, mas acho que será mais cansativo, porque tem que ler, interpretar, fazer a conta e responder. Eu tenho uma estratégica que é fazer uma questão de matemática e uma de ciências da natureza, intercalar. Também, quando estou muito cansado, paro um minuto e descanso, vou ao banheiro, como algo, uma distração rápida para não perder a concentração”, diz.

FIQUE ATENTO

Em Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h (horário local). O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. 
Os estudantes vão responder a 90 questões de Matemática, Ciências (Química e Física) e Biologia. O tempo limite para fazer o exame é às 17h30min. 

A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 
Assim como na primeira fase, o transporte coletivo  terá dois veículos extras com tripulação nos terminais Aero Rancho, Guaicurus, Júlio de Castilhos e Nova Bahia, para atender à eventual demanda, das 9h às 12h.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também