Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Museus do Estado têm programação especial durante toda a semana

Atividades fazem parte da 17ª Semana Nacional de Museus

13 MAI 19 - 16h:17GLAUCEA VACCARI

A 17ª edição da Semana Nacional de Museus começou nesta segunda-feira (13) e segue até o domingo (19), com mais de três mil atrações em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, museus de sete cidades tem programação especial durante a semana.

Semana de Museus é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, nesta edição, tem como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições.

Os eventos comemorativos incluem mostras e oficinas, visitas guiadas, debates e apresentações musicais.

Em Mato Grosso do Sul, haverá programação em Campo Grande, Caarapó, Corumbá, Coxim, Maracaju, Nova Andranina e Porto Murtinho.

Na Capital, participam os museus Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, José Antônio Pereira, Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu das Culturas Dom Bosco e Museu de História da Medicina.

Na Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, programação conta com ação educativa do projeto "Tocando os Astros", com representação 3D dos planetas do sistema solar, e réplicas de espaçonaves lançadas pela Terra e de cratera da Lua e solo de Marte; palestra com o tema Museus como núcleos culturais; exposição "A ciência do solo e seu papel social e ambiental"; ação educativa com o Clube de Astronomia Carl Sagan e Projeto X; exibição de filme e workshop  "Plano Museológico, um desafio sempre atual dos museus".

No José Antônio Pereira, semana tem palestra "Museus como núcleos culturais"; apresentações culturais com Lenilde Ramos, Grupo de Dança Indígena Siputrena e projeto Asas do Futuro com balé e roda de capoeira; visita mediada e workshop.

No Marco, haverá temporada de exposição com quatro mostras, ação educativa, palestra com professores de arte sobre a Política Nacional de Educação Museal, visita mediada e oficina de artes plásticas com artistas do acervo.

O MIS oferece palestra; oficina de fotografia com celular, exibicação de filme Tradições Indígenas; palestra e oficina sobre tradições quilombolas e workshop. 

Museu das Culturas Dom Bosco tem feira de artesanato indígena das etnias bororo, terena e kadiwéu; palestras, vídeos e manuseio de réplicas e visitas mediadas; palestra sobre grafismo e etnodesign, workshop e mesa redonda.

Já o Museu de História da Medicina terá exibição de filme sobre a história da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul; exposição de fotos pelo Acadêmico Dr. Radi Jaffar e palestra com o tema "A Medicina ontem e hoje - Humanização da Medicina". 

Programação completa, com datas, horários e endereços está disponível no site da 17ª Semana Nacional de Museus. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Ato em apoio ao governo de Bolsonaro reúne milhares de pessoas na Capital
MANIFESTAÇÃO

Ato em apoio ao governo reúne milhares na Capital

Trio ateia fogo em casa e agride vítima em aldeia
DOURADOS

Trio ateia fogo em casa e agride vítima em aldeia

Polícia apreende R$1,6 milhão<br> em cigarros contrabandeados
INTERIOR

Polícia apreende R$1,6 milhão em cigarros contrabandeados

Guarda "suplica" transferência do Garras para presídio estadual
ARSENAL

Guarda "suplica" transferência
do Garras para presídio estadual

Mais Lidas