PARABÉNS

Município de Aquidauana completa 127 anos

Prefeitura montou programação extensa para o mês
15/08/2019 07:33 - DA REDAÇÃO


 

Município de Aquidauana completa 127 anos hoje (15). Desde o início do mês, um extenso calendário de atividades foi preparado pela administração municipal para comemorar o aniversário da cidade, com inaugurações de obras e atividades culturais 

Fundada em 15 de agosto de 1892, as margens do rio Moboteteu, atual Rio Aquidauana, foi implantada por comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d’Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da Vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894.

O novo povoado nasceu em razão da Guerra do Paraguai e seus primeiros moradores foram os soldados imperiais. Com a chegada dos trilhos da ferrovia, Aquidauana iniciou um acelerado processo de desenvolvimento. Aquidauana também foi o primeiro município do antigo Mato Grosso a ter serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928, além do primeiro cinema com tela panorâmica.

Em 1948 tornou-se cidade e, em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".