Cidades

WOLBACHIA

Mosquitos de combate a dengue serão "criados" no Lacen

Ovos dos insetos contento a bactéria serão trazidos do Rio de Janeiro semanalmente

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Os mosquitos Aedes aegypti, que serão soltos em Campo Grande com a bactéria Wolbachia (que impede que os insetos transmitam a dengue, zika e chikungunya), serão criados no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen) até serem soltos nas ruas da Capital.

Nesta segunda-feira (17) foi assinado o Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e das secretarias de Saúde da Capital e do Estado para formalizar a participação de Campo Grande no “Método Wolbachia”.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz e líder no Brasil da World Mosquito Program (WNP), Luciano Andrade Moreira, os mosquitos deverão começar a serem soltos na Capital em junho deste ano.

“Nós vamos enviar os ovos para cá (Campo Grande) semanalmente e aqui esses ovos são criados até a fase de pupa, que é uma fase antes do adulto. Daí eles são colocados em tubetes e vão ser levados ao campo para fazer a liberação semanal”, explicou Moreira.

Os ovos virão do Rio de Janeiro, onde funciona o laboratório da Fiocruz, e eles serão criados no Laboratório Central em uma biofábrica que será implantado no local. “O objetivo no final é não ter transmissão. Os resultados em alguns países mostram que quando a Wolbachia se estabeleceu naquelas áreas, não teve mais surto naquela localidade, então a gente acredita que juntando o projeto Wolbachia com a população engajada, trabalhando e fazendo seu dever de casa, a gente espera que caia muito e pode ser que daqui 5 ou 10 anos não tenha mais epidemia”, informou o pesquisador.

Esses mosquitos que serão soltos em Campo Grande são resultado do cruzamento de machos previamente colhidos na Capital, com fêmeas que já foram infectadas pela bactéria. Isso foi feito porque, conforme Moreira, é necessário que os insetos se pareçam o máximo com o ambiente ao qual serão soltos.

“Um exemplo, pode ser que o nível de resistência de inseticida no Rio de Janeiro seja muito mais alto que aqui em Campo Grande, ou vice-versa, então é importante que a gente faça um mosquito que seja adaptado aquela localidade e com isso demanda todo um processo de cruzamento que a gente faz dos mosquitos machos, que a gente coletou aqui, com as fêmeas que tem a Wolbachia no Rio, e com isso a gente faz uma colônia, uma linhagem de mosquitos locais com a Wolbachia”, contou.

Para o governador Reinaldo Azambuja, “tudo quem aumenta o combate a proliferação dessas doenças é importante”. “Tenho certeza de que esse método, que já deu certo em algumas cidades, vai para uma escala maior, que é você poder inocular o mosquito e ele solto por transmitir isso para a fêmea, que vai acabar diminuindo a incidência dessas doenças que preocupam muito todos nós”.

A implantação do método será feita de forma gradativa, para isso a cidade foi dividida em seis áreas de atuação, sendo que na primeira estão incluídos sete bairros: Guanandi, Centenário, Lageado, Coophavilla II, Tijuca, Batistão e Aero Rancho. A casa 50 metros serão soltos de 100 a 150 mosquitos. Para o projeto a Fiocruz capacitou cerca de 500 agentes de endemias de Campo Grande.

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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