Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PREVISÃO DO TEMPO

Mesmo com calor, chuva deve chegar em MS a partir de hoje

Chuva deve chegar de forma isolada; Na Capital previsão é apenas para sexta

18 SET 19 - 07h:16BRUNA AQUINO

Mesmo com calor extremo em todos os dias de setembro, parece que haverá uma trégua e vem chuva por ai. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para possibilidade de chuva isolada em Mato Grosso do Sul, apenas nas regiões oeste, sul e sudoeste. Mesmo sendo em pontos isolados, a chuva deve vir para amenizar o calor e índices de queimadas, mas ainda não é a chuva de forma intensa que os meteorologistas estão esperando. 

Nesta quarta-feira (18), a temperatura pode chegar aos 40°C no estado com previsão de mínima com 17°C. A umidade relativa do ar para hoje é de 15% e ainda inspira cuidados com a saúde. 

Se por um lado terá pelo menos um pouco de chuva, as demais regiões do estado ainda deve permanecer no calor e nas condições de baixa umidade com índices de até 15%, exceto na Capital, onde a umidade é um pouquinho maior.

De acordo com o meteorologista Ernesto Alvin Grammelsbacher, do Inmet, a partir de sexta, novos cavados trazem mais umidade ao estado, as temperaturas diminuem discretamente e a condição de pancadas de chuvas, isoladas e rápidas a partir da tarde, se estende para o restante do estado. No sábado o dia será de sol com poucas nuvens. A umidade relativa do ar continua baixa especialmente no norte e nordeste do estado à tarde e início da noite.

CAMPO GRANDE
Na Capital sul-mato-grossense predomina nesta semana bastante névoa seca por conta da estiagem. Para hoje, o dia será claro a parcialmente nublado com névoa seca e intensidade dos vento considerado fraco. A temperatura máxima está prevista para 37°C com umidade relativa do ar abaixo de 20% e sem previsão de chuva. Haverá apenas possibilidade de chuva isolada em pontos da cidade na sexta-feira e no sábado. 

CUIDADOS COM A SAÚDE

Com a estiagem e a baixa umidade do ar, é preciso que a população tome cuidados severos para evitar problemas graves de saúde, como doenças respiratórias, viroses e gripes. Para isso, o Correio do Estado listou dicas preciosas para você evitar problemas durante o calor no estado. 

- A recomendação é consumir de 150 ml a 200 ml a cada duas horas para manter a hidratação; 

- Evitar o horário de pico do sol, no período de 10h até às 16h, para fazer qualquer tipo de atividade, principalmente pessoas com histórico de doenças cardíacas; 

- Oferecer água regularmente para crianças e idosos; e cuidados com a pele utilizando muito protetor solar. 

- Pessoas com problemas respiratórios têm de evitar lugares com poeira e fumaça; 

-Mantenha sempre a higiene doméstica em dia. Faça a limpeza com pano úmido para que a poeira fique em suspensão, para evitar reações alérgicas.

-Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Troque frituras por alimentos assados ou cozidos, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. 

Evite extremamente banhos com água quente, isso causa bastante ressecamento da pele, e use sempre creme hidratante para o corpo. Em caso de irritação respiratória e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e o nariz. 

Leia também:

Névoa acinzentada encobre céu e interfere no pôr do sol

*Colaborou Fábio Oruê
*Com informações do hospital Albert Einstein

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião