Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PREVISÃO DO TEMPO

Mesmo com calor, chuva deve chegar em MS a partir de hoje

Chuva deve chegar de forma isolada; Na Capital previsão é apenas para sexta
18/09/2019 07:16 - BRUNA AQUINO


 

Mesmo com calor extremo em todos os dias de setembro, parece que haverá uma trégua e vem chuva por ai. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para possibilidade de chuva isolada em Mato Grosso do Sul, apenas nas regiões oeste, sul e sudoeste. Mesmo sendo em pontos isolados, a chuva deve vir para amenizar o calor e índices de queimadas, mas ainda não é a chuva de forma intensa que os meteorologistas estão esperando. 

Nesta quarta-feira (18), a temperatura pode chegar aos 40°C no estado com previsão de mínima com 17°C. A umidade relativa do ar para hoje é de 15% e ainda inspira cuidados com a saúde. 

Se por um lado terá pelo menos um pouco de chuva, as demais regiões do estado ainda deve permanecer no calor e nas condições de baixa umidade com índices de até 15%, exceto na Capital, onde a umidade é um pouquinho maior.

De acordo com o meteorologista Ernesto Alvin Grammelsbacher, do Inmet, a partir de sexta, novos cavados trazem mais umidade ao estado, as temperaturas diminuem discretamente e a condição de pancadas de chuvas, isoladas e rápidas a partir da tarde, se estende para o restante do estado. No sábado o dia será de sol com poucas nuvens. A umidade relativa do ar continua baixa especialmente no norte e nordeste do estado à tarde e início da noite.

CAMPO GRANDE
Na Capital sul-mato-grossense predomina nesta semana bastante névoa seca por conta da estiagem. Para hoje, o dia será claro a parcialmente nublado com névoa seca e intensidade dos vento considerado fraco. A temperatura máxima está prevista para 37°C com umidade relativa do ar abaixo de 20% e sem previsão de chuva. Haverá apenas possibilidade de chuva isolada em pontos da cidade na sexta-feira e no sábado. 

CUIDADOS COM A SAÚDE

Com a estiagem e a baixa umidade do ar, é preciso que a população tome cuidados severos para evitar problemas graves de saúde, como doenças respiratórias, viroses e gripes. Para isso, o Correio do Estado listou dicas preciosas para você evitar problemas durante o calor no estado. 

- A recomendação é consumir de 150 ml a 200 ml a cada duas horas para manter a hidratação; 

- Evitar o horário de pico do sol, no período de 10h até às 16h, para fazer qualquer tipo de atividade, principalmente pessoas com histórico de doenças cardíacas; 

- Oferecer água regularmente para crianças e idosos; e cuidados com a pele utilizando muito protetor solar. 

- Pessoas com problemas respiratórios têm de evitar lugares com poeira e fumaça; 

-Mantenha sempre a higiene doméstica em dia. Faça a limpeza com pano úmido para que a poeira fique em suspensão, para evitar reações alérgicas.

-Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Troque frituras por alimentos assados ou cozidos, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. 

Evite extremamente banhos com água quente, isso causa bastante ressecamento da pele, e use sempre creme hidratante para o corpo. Em caso de irritação respiratória e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e o nariz. 

Leia também:

Névoa acinzentada encobre céu e interfere no pôr do sol

*Colaborou Fábio Oruê
*Com informações do hospital Albert Einstein

Felpuda


Considerados “traíras” por terem abandonado o barco diante dos indícios da chegada da borrasca à antiga liderança, alguns pré-candidatos terão de se esforçar para escapar da, digamos assim, vingança, velha conhecida da dita figurinha. Dizem por aí que há promessas nesse sentido, para que os resultados dos “vira-casacas” nas urnas sejam pífios. Sabe aquela velha máxima: “Pisa. Mas, quando eu levantar, corre!” Pois é...