Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COMBATE AO AEDES

Megaoperação contra a dengue premiará moradores que mais ajudarem nas ações

Ações envolvem limpeza de terrenos e descarte correto de materiais, entre outros
18/01/2020 16:34 - GLAUCEA VACCARI


 

Prefeitura de Campo Grande inicia na próxima semana uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, trasmissor da dengue, zika e chikungunya, que envolverá, entre outras ações, prêmios para quem ajudar na limpeza de terrenos. Na primeira quinzena de janeiro, foram feitas 284 notificações de dengue na Capital e uma morte em decorrência da doença, de um homem de 30 anos, foi confirmada. 

O verão é o considerado período crítico, devido a grande quantidade de chuvas e calor intenso, que cria condições favoráveis para reprodução do mosquito. Por conta disso, as ações de combate são intensificadas nesta época. No ano passado, Campo Grande enfrentou epidemia de dengue. 

Primeira etapa da megaoperação começará na quarta-feira (22) pelo Bairro Nova Campo Grande, Região do Imbirussu. Até o fim da campanha, que deve durar em torno de dois meses, as sete regiões urbanas da Capital serão atendidas.

As ações contemplarão a limpeza de terrenos públicos, transporte de materiais inservíveis descartados, alocação pontual e temporária dos descartes em locais previamente definidos, fiscalização e autuação de descartes irregulares, visita às casas pelos agentes de combate às endemias para detecção de focos, limpeza, orientação e conscientização da população sobre os riscos e consequências das doenças transmitidas pelo mosquito.

Paralelamente, a prefeitura irá fazer trabalho de limpeza dos espaços públicos, incluindo praças e parques, sob a sua administração.

Durante o período de ação, será realizada uma grande gincana que, conforme as regras a serem estabelecidas, premiará os moradores que mais contribuírem com a limpeza do bairro e região.

Os trabalhos devem durar em torno de sete dias em cada região, respeitando a ordem pré-definida, conforme cronograma abaixo:

1ª Semana – 22 a 28 de janeiro/ Imbirussu.
2ª Semana – 29 de janeiro a 4 de fevereiro/ Anhanduizinho.
3ª Semana – 5 a 11 de fevereiro/ Bandeira.
4ª Semana – 12 a 18 de fevereiro/ Prosa.
5ª Semana – 19 a 25 de fevereiro/ Lagoa.
6ª Semana – 26 de fevereiro a 3 de março / Segredo.
7ª Semana – 4 a 10 de março / Centro.

* Com assessoria

Felpuda


Certa pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande nasceu com grandes brechas que certamente serão usadas pelos adversários no período da campanha eleitoral, segundo voz corrente nos bastidores políticos. Uma delas: como o postulante vai dizer que fará boa administração se no período em que administrou conhecida instituição passou boa parte do tempo reclamando de crise financeira e ameaçando fechar as portas?