Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Educação

MEC reabre renovação de contrato do Fies a partir desta segunda

10 AGO 15 - 08h:39FOLHAPRESS

Os estudantes já inscritos no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) podem renovar o financiamento com o governo federal a partir desta segunda-feira (10) no site do Sisfies (http://sisfies.mec.gov.br/). Esta é a quarta vez que o MEC (Ministério da Educação) prorroga o prazo de renovação dos contratos.

Os candidatos terão até 31 de outubro para efetuar aditamentos, transferência do curso financiado ou suspensão do contrato. O aditamento é o processo pelo qual o aluno dá continuidade ao seu contrato com o MEC e garante a continuidade do financiamento de seu curso.

Na semana passada, o MEC informou que o número de contratos pendentes de renovação, do total de 1,9 milhão em vigor até 2014, era de pouco menos de 100 mil.

A abertura para aditamento é válida tanto para esse público como para aquele que obteve crédito estudantil a partir do primeiro semestre deste ano -foram 252,4 mil novos contratos no início de 2015.

RESULTADO FIES 2° SEMESTRE

Na última sexta (7), a Justiça Federal suspendeu a divulgação do resultado do processo seletivo do Fies do segundo semestre até que o MEC preste esclarecimentos sobre os critérios de distribuição das vagas no país.

As inscrições terminaram no dia 6 de agosto, e a divulgação do resultado estava prevista para esta segunda. Ao todo, o MEC ofertou nesse processo de seleção 61,5 mil novas vagas.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Francisco Renato Filho, após questionamento da Anima Educação, dona de instituições como UniBH, São Judas e Unimonte. A empresa apontou, segundo o documento, "inconsistências e desigualdades" na seleção do segundo semestre.

A Anima Educação informou que decidiu ingressar na Justiça para "garantir a transparência, a ética e a observância, pelo Poder Público, das regras inerentes ao Fies". Procurado, o MEC informou que não vai comentar o assunto porque ainda não foi notificado da liminar (decisão provisória).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Energisa altera desligamento de energia para 14h às 18h
OBRAS REVIVA

Energisa altera desligamento de energia para 14h às 18h

"Meu neto ficou apavorado quando soube da notícia", diz mãe de Eliza
GOLEIRO BRUNO

"Meu neto ficou apavorado quando soube da notícia", diz mãe de Eliza

Tubulação entope e lago <br> do parque enche de água
PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS

Tubulação entope e lago
do parque enche de água

Justiça aceita novo pedido de prisão preventiva contra Galã
PRISÃO PREVENTIVA

Justiça aprova 2ª prisão preventiva contra Galã

Mais Lidas