Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PESQUISA DA SAÚDE

Mato Grosso do Sul é o 4º estado do Brasil com maior número de obesos

Além de obesos, estado tem grande parte da população com sobrepeso, aponta IBGE
25/08/2015 00:00 - Glaucea Vaccari


Mato Grosso do Sul é o 4º estado com maior percentual de pessoas obesas do Brasil.  De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2013: ciclos de vida, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), 24% da população com 18 anos ou mais do estado é obesa.

Conforme a pesquisa, com os índices calculados por sexo, o estado aparece em terceiro com a maior população tanto masculina quanto feminina mais obesa do país, com índices de 24% e 26,6%, respectivamente.

Mato Grosso do Sul também tem grande parte da população com excesso de peso, sendo o 3º maior percentual do país, com 60,4% da população adulta apresentado sobrepeso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), são classificados como portadores de excesso de peso os que apresentam IMC de 25 kg/m² e obesidade os que apresentam índice acima de 30 kg/m².

A pesquisa apontou também que 21% da população adulta do estado tem prevalência de pressão arterial alta, enquanto 6,5% tem pressão arterial baixa.

Ainda de acordo com o IBGE, Mato Grosso do Sul e Campo Grande tem o 2º menor percentual de idoso com limitação funcional que precisam de ajuda para realizar atividades diárias. Apensa 3,3% dos 305 mil idosos residentes no estado possuem alguma limitação . Já em Campo Grande, o índice é de 8,8%.

Felpuda


Dois pedidos de desculpas, de autorias diferentes, foram assuntos muito comentados nas redes sociais com críticas ácidas às suas declarações, até porque os envolvidos não só os usaram despropositadamente, como tiveram de voltar a eles para se redimirem. Um deles, inclusive, quase criou uma crise política da-que-las, o que obrigou seu pai, figurinha carimbada, a pular miúdo para colocar panos quentes sobre a questão. Essa gente!...