Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Marcos Pontes defende maior participação de empresas na ciência do país

2 JAN 19 - 19h:15FOLHAPRESS

O novo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Cesar Pontes, defendeu maior participação da iniciativa privada no financiamento da ciência nacional e disse querer aumentar a cooperação com outras pastas.

Em coletiva realizada antes da cerimônia de transmissão de cargo, Pontes disse que estão sendo estudados modelos de parcerias hoje existentes no país para incentivar empresas a investirem em projetos científicos.

"Temos olhado os centros de inovação, os parques tecnológicos e as incubadoras existentes em todo o Brasil para criar um modelo que possa ser replicado em todo o país."

Pontes enfatizou a importância da parceria com outros ministérios. "Tem ciência na saúde, na agricultura, na indústria, na segurança etc. Nós podemos ajudar, por exemplo, em projetos de saneamento".

O novo ministro também ressaltou a importância de levar a ciência e tecnologia para os mais jovens, a fim de promover a carreira e incentivar a formação de novos profissionais. "Pretendemos, em parceria com o Ministério da Educação, levar esses temas para a garotada das escolas".

Na área de pesquisa, Pontes afirmou que buscará valorizar a carreira do pesquisador e melhor a infraestrutura existentes. "Com isso, queremos motivar nossos pesquisadores a permanecer no Brasil".

Em seu discurso de posse, marcado por uma fala motivacional-patriótica, Pontes relembrou o seu voo para o espaço, no dia 29 de março de 2006, dizendo que as pessoas não podem deixar o medo vencer.

"Cada vez que eu sentia medo naquela época, eu passava a mão na bandeira do Brasil que havia no meu macacão e falava pra mim: 'eu não estou sozinho, estão todos comigo'. É mais ou menos como eu me sinto hoje. Cada um, indo junto conosco para construir o país que a gente quer."

Pontes, que afirmou ser também coach, arrematou então: "o mais importante não é o tamanho do desafio, mas como você encara esse desafio".

O novo ministro também reafirmou os pilares de suas gestão: gerar conhecimento, produzir riquezas e melhorar a qualidade de vida da população.

Ao final da transmissão do cargo, Pontes anunciou o seu secretariado.

A nova equipe do MCTIC é formada por Julio Semeghini (Secretaria-Executiva), Marcelo Marcos Morales (Secretaria de Pesquisa e Inovação), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim  (Secretaria de Empreendendorismo e Inovação), Antônio Franciscangelis Neto (Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle), Eli Chaves Gurgel do Amaral (secretaria de Radiodifusao),Vitor Elisio Góes de Oliveira Menezes (Secretaria de Telecomunicações). 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião