Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Mais de 36 mil jovens precisam se vacinar contra o sarampo em MS

Segunda fase da campanha começou hoje e alvo são pessoas de 20 a 29 anos

18 NOV 19 - 15h:54GLAUCEA VACCARI

Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18), tendo como alvo pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Mato Grosso do Sul tem 36.436 jovens que fazem parte do público-alvo e não estão vacinados contra o sarampo ou com esquema vacinal incompleto. 

O Ministério da Saúde repassa mensalmente doses de vacinas aos estados para atender a rotina dos serviços de saúde, no entanto, foram distribuídas doses extras para a campanha. No Estado, em outubro e novembro foram distribuídas 120 mil doeses da tríplice viral. 

Objetivo da segunda fase é que essa população tome duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias.

Em Campo Grande, a imunização dessa faixa etária segue até o dia 30 de novembro nas 69 Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e UBSF).

Durante a primeira etapa de vacinação, Mato Grosso do Sul vacinou 120% das crianças com até dois anos de idade, sendo a segunda maior cobertura vacinal do país. No Estado foram aplicadas 100.606 doses da vacina contra sarampo em crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Foram registradas 8.982 doses zero, 35.888 da primeira dose, 43.137 da segunda dose e 12.599 de terceira dose ou mais.

As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade. Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.

De janeiro até esta segunda-feira (18), Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados de sarampo, sendo um homem 52 anos, morador de Três Lagoas, que viajou para Jundiaí, onde apresentou os primeiros sintomas, e um bebê de 10 meses, que foi diagnosticada após testes realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela viajou para o estado de São Paulo, em agosto, e quando na volta para Campo Grande começou a apresentar os sintomas. 

Em todo o Brasil, foram confirmados 10.429 casos de sarampo neste ano, com 14 mortes pela doença, sendo 13 no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Das vítimas, 14% tinham idade entre 20 e 29 anos. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Motorista fica presa às ferragens após capotar carro na Capital
ACIDENTE

Motorista fica presa às ferragens após capotar carro na Capital

Fim de ano terá 450 policiais de setores administrativos reforçando segurança
BOAS FESTAS

Operação terá reforço de 450 PMs de áreas administrativas

Dois homens são executados com mais de 30 tiros na fronteira
PONTA PORÃ

Dois homens são executados com mais de 30 tiros na fronteira

Servidores protestam após revogação de reajuste salarial
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Servidores protestam após revogação de reajuste salarial

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião