Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REDE ESTADUAL

Mais de 200 mil alunos começam as aulas nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Nas escolas Cívico-Militares, aulas terão início apenas no dia 2 de março
19/02/2020 07:45 - Bruna Aquino


As férias chegaram ao fim e mais de 200 mil alunos da Rede Estadual de Ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (19) em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. São crianças, adolescentes e adultos presentes em salas de aula dos ensinos Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, além de projetos educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED). 

A data é válida para a maioria das unidades da Rede, exceto para aquelas que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que terão o início das aulas no dia 2 de março.  Esse ano, o programa conta com duas escolas estaduais em Campo Grande, uma no Jardim Anache e outra no Jardim Los Angeles. Os policiais que vão atuar na escola já foram convocados pelo Governo do Estado. 

A escola estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias localizada no Jardim Anache, em fase final de construção, vai colocar em prática uma proposta desenvolvida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. 

Já a outra escola selecionada, a Marçal de Souza, que fica no Jardim Los Angeles, fará parte do Programa com a parceria da Polícia Militar (PMMS). Em 2019, a escola foi responsável pelo atendimento à mais de 800 estudantes, matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. 

Para o Governo Federal, idealizador do projeto, a escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País. A proposta prevê, ainda, a construção de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.

TEMPO INTEGRAL

Neste ano, a Rede Estadual terá aumento nas escolas em Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Segundo a Secretária de Educação, no ano passado a Rede Estadual contava com 27 unidades em 16 municípios. Neste ano, serão 42 escolas, espalhadas por 22 cidades em todo o Estado. Somadas às unidades que já atendem essa modalidade, em 2020 Mato Grosso do Sul chega a um total de 62 escolas em tempo integral.

 

*Com informações do Governo do Estado

 

Felpuda


Dois pedidos de desculpas, de autorias diferentes, foram assuntos muito comentados nas redes sociais com críticas ácidas às suas declarações, até porque os envolvidos não só os usaram despropositadamente, como tiveram de voltar a eles para se redimirem. Um deles, inclusive, quase criou uma crise política da-que-las, o que obrigou seu pai, figurinha carimbada, a pular miúdo para colocar panos quentes sobre a questão. Essa gente!...